Home » Inicio » CAFÉ FILOSÓFICO

CAFÉ FILOSÓFICO

Inserida na Semana dos Afetos, decorreu, no dia 14 de fevereiro, na Biblioteca Escolar da Escola Secundária, uma atividade intitulada “Café Filosófico”, destinada às turmas do 10º D e 12º D, dinamizada pelos professores convidados Inês de Castro e Pedro Casaleiro. Nesta atividade colaboraram as alunas Diana Batista e Mariana Marques do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde, no âmbito do projeto que estão a desenvolver intitulado “Namorar com Fai
r Play” do IPDJ. A sessão de abertura contou com a participação da aluna Vanessa Oliveira, que declamou o poema de sua autoria “Oi Vô!”, acompanhada ao violino pela aluna Maria Rita do 11ºA. As alunas do curso profissional técnico auxiliar de saúde projetaram também uma entrevista realizada previamente, que testemunhou o Amor nos tempos mais antigos.

A atividade decorreu em duas sessões, das 10.20 às 12.45 a primeira e das 12.45 às 13.30 a segunda. Os alunos abordaram a temática do “Amor” segundo a teoria dos filósofos Platão (que defendia o amor como a busca incessante da nossa outra metade), Emmanuel Levinas (que via o amor como o desejo infinito do outro que me é exterior), Sören Kierkegaard (que tinha uma visão do amor infeliz dada a procura misteriosa da nossa própria identidade) e Francesco Alberoni (que afirma que o amor coloca os enamorados num estado nascente), tendo sido convidados a escolher a teoria com que se identificavam mais, justificando a sua escolha. Com os novos grupos criados, gerou-se um debate onde vários argumentos foram analisados e questionados, tendo-se utilizado o método socrático. O diálogo foi bastante frutífero e, no fim, todos os alunos chegaram a um consenso sobre a definição de amor, uma definição bastante heterogénea que abraçou todas as posições que haviam sido discutidas (Assim é o amor e assim é a Filosofia!).

Esteve também patente uma mostra de poemas elaborados pelos alunos do agrupamento sob a temática dos afetos e foi servido um pequeno lanche a alunos e convidados, num total de cerca de 50 pessoas.

Esta foi mais uma atividade colaborativa entre a equipa do PES e da Biblioteca Escolar, nas comemorações da Semana dos Afetos.