Home » Inicio » Da Ciência ao Mar

Da Ciência ao Mar

No passado dia 15 de Fevereiro, os alunos dos 9º anos do Agrupamento de Escolas de Arganil, deslocaram-se até ao distrito de Aveiro para visitar, na cidade de Aveiro, a Fábrica – Centro de Ciência Viva e, logo ali ao lado, na cidade de Ílhavo, o Museu Marítimo de Ílhavo, numa visita interdisciplinar que envolveu Físico-Química, Ciências Naturais, Geografia e História.

Chegámos ao Centro de Ciência Viva por volta das 10h30, onde fomos divididos em 3 grupos. Cada grupo realizou atividades diversificadas, como por exemplo, “Do Grão ao Pão”, onde para além de termos aprendido a fazer pão, vimos os componentes químicos que fazem crescer o pão; “Escudo Solar”, onde elaborámos protector solar (leva óleo de coco, manteiga de karité, óleo de amêndoas doces, sulfato de zinco e essência de rosas ou jasmim, tudo nas doses certas e bem envolvido); “Mãos na Massa”, com atividades relacionadas com a ótica, eletromagnetismo e a força e ainda, assistimos a um Show de ciência denominado “Química por Tabela 2.0”, onde pudemos colaborar com dois cientistas fazendo diversas experiências que enriqueceram os conhecimentos que adquirimos nas aulas.

Rapidamente chegou a hora de sairmos em direção a Ílhavo, onde partilhámos o almoço junto ao museu que íamos visitar.

Pelas 14h30, voltámo-nos a dividir em três grupos, para dar início à visita. Aqui, em diversas salas, contactámos com várias embarcações e atividades ligadas à Ria e ao Mar. Estivemos dentro de um barco “bacalhoeiro” e observámos um aquário onde vivem 40 bacalhaus de diversas origens, mas todos da espécie Gadusmorhua, entre outras coisas.

À entrada do autocarro, de regresso a Arganil e Coja, as nossas professoras brindaram-nos com um “miminho” típico da região, ovos moles de Aveiro.

Chegámos à escola por volta das 17h30 e concluímos que foi um dia muito enriquecedor não só de conhecimentos mas também de sã convivência entre escolas.

Texto coletivo dos 9ºs A e B de Coja