Home » Inicio » Dia Mundial da Árvore

Dia Mundial da Árvore

No dia 21 de Março comemorou-se o Dia Mundial da Árvore, com uma ação de educação ambiental, com o objetivo de sensibilizar para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da qualidade de vida dos cidadãos, com a plantação de uma espécie mediterrânica no espaço exterior da Escola Secundária de Arganil.

A Oliveira (Olea europaea L.) foi a espécie escolhida por ter tido um papel preponderante na história da Humanidade, desde os faraós no Egipto, até aos nossos dias onde é considerada um símbolo de paz universal. Os seus frutos, as azeitonas, os homens no final do período neolítico aprenderam a extrair o azeite. Este óleo era empregado como unguento, combustível ou na alimentação, e por todas estas utilidades, tornou-se uma árvore venerada por diversos povos até aos dias de hoje.

A atividade teve a colaboração dos alunos das turmas do curso Profissional de Recursos Ambientais e Florestais e do curso Vocacional Básico de Artes e Ofícios integrada o plano de ação no âmbito do projeto Eco escolas.