Home » Inicio » ENSINAR COM A CIÊNCIA POLAR – Cientista Polar José Xavier

ENSINAR COM A CIÊNCIA POLAR – Cientista Polar José Xavier

O impacto das alterações climáticas na vida marinha

No dia 22 de fevereiro, teve lugar na Escola Secundária de Arganil uma palestra sobre o impacto das alterações climáticas nas espécies marinhas na Antártida, proferida pelo Dr. José Xavier.

José Xavier é um biólogo marinho doutorado na Universidade de Cambridge que faz investigação na Antártida desde 1997, cujo objetivo é perceber como a biodiversidade em ambientes extremos é afetada pelas alterações climáticas.

A sua expedição centrou-se essencialmente no estudo dos pinguins, dos albatrozes e das focas. Para divulgar as suas aventuras, escreveu o livro Experiência Antárctica, Relatos de um Cientista Polar Português.

                Durante a palestra, este cientista mencionou o forte impacto negativo que as alterações climáticas podem ter na vida das espécies marinhas.

Para além disso, contou-nos um pouco da sua aventura pela Antártida, elucidando-nos com algumas fotografias dos locais por onde passou e trabalhou.

Quando o Dr. José Xavier mostrou penas de pinguins, com os quais trabalhou, dispositivos de localização para aves, dentes de lula e plásticos ingeridos por focas, atingiu o ponto alto da sessão, porque pudemos interagir melhor com o cientista e ficar com uma ideia mais aprofundada de como foi o seu trabalho. O diálogo informal e aberto que teve também ajudou bastante na melhor compreensão.

Em suma, a palestra foi cativante e didática, para além de muito educativa e fascinante, por apresentar temas atuais e de interesse dos alunos envolvidos no projeto.

Inês Gonçalves, N.º 9, 11.º B

Oferta Formativa 19/20

Projetos

 

 

 

 

Centro Qualifica