Home » Inicio » III ENCONTRO COM PAIS – A FESTA DA LEITURA NA FEIRA DO LIVRO

III ENCONTRO COM PAIS – A FESTA DA LEITURA NA FEIRA DO LIVRO

No âmbito da Semana da Leitura, decorreu, no dia 31 de março, o 3.º Encontro Com Pais, atividade resultante das parcerias entre o Programa de Educação para a Saúde (PES), o projeto “Há limites!”, dinamizado pela equipa CLDS, e as Bibliotecas Escolares.

Após desenvolvimento, em todas as turmas do 6.º ano do Agrupamento, de sessões sobre os diversos tipos de violência, nomeadamente os abusos sexuais, as turmas envolvidas no projeto apresentaram, na Semana da Leitura, a dramatização da história O Kiko e a Mão, que faz parte da campanha “UMA em CINCO” do Conselho da Europa para combater a violência sexual contra as crianças. A dramatização foi apresentada a todos os alunos do pré-escolar do Agrupamento (no dia 28 de março, na Cerâmica Arganilense), bem como ao 1º ano de Arganil (no dia 30 de março, na BE do JI/EB1 de Arganil) e aos 1.º e 2º anos de Côja (no dia 27 de março, na BE do JI/EB1 de Côja).

De uma forma simples, estes alunos transmitiram aos seus pares que há partes do corpo que não devem ser tocadas por outras pessoas e que existem segredos bons e maus, assim como contactos físicos bons e maus, ou seja, a regra “Aqui ninguém toca”, principalmente quando se trata das partes do corpo que estão debaixo da roupa interior.

A representação supracitada foi repetida para os pais e Encarregados de Educação, no serão do dia 31 de março, seguida da palestra “Sinais de alerta e procedimentos a adotar em situações de abuso sexual”, dinamizada pela psicóloga Drª Fátima Duarte, da Comissão Nacional de promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

Neste serão, contou-se, igualmente, com a colaboração do Clube Girassol e da técnica Aurora Martins, que encenou um texto escrito pela aluna do 4.º ano do 1º ciclo de Arganil, Sofia Almeida, intitulado “O Planeta das Cuecas”.

Foi um encontro de festa da leitura entre toda a comunidade educativa: Escolas, encarregados de educação, parceiros sociais e Município/Biblioteca Municipal.

 

As professoras Bibliotecárias e a Coordenadora do PES