Home » JI/ EB1 de Arganil

JI/ EB1 de Arganil

HISTÓRIA DA EB N1 DE ARGANIL

Fazer a história da EB no1 de Arganil significa recuar muitos anos no tempo, mesmo para além de um século, quando da construção dos dois edifícios que foram o principal suporte o ensino primário nesta vila durante mais de oitenta anos, desde o final do século XIX atá à década de 70 do século XX.
Em 1907 foi construída a escola Adães Bermudes que, nesse mesmo ano, e ainda antes da sua inauguração, serviu de residência ao rei D. Carlos e ao príncipe Luís Filipe durante a sua curta estadia em Arganil para assistir a manobras militares. Para que ficasse bem instalado, foi utilizado mobiliário do Mosteiro de Folques, adequado à natureza da importância da família real. No ano letivo seguinte, 1908/09, entraria oficialmente ao serviço do ensino, secundada, anos mais tarde, pela Escola Conde de Ferreira, a escola feminina.
Trata-se de um edifício de uma tipologia muito conhecida, com a particularidade de ter incorporado, na sua parte central, residência para o professor, utilizada como tal até ao seu encerramento no final do ano lectivo de 1974/75. Entre 1978 e 1991 foi utilizado como Jardim- de-infância, vindo a ser reutilizado entre 1992 e 1994 como escola e depois encerrado definitivamente. Durante muitos anos e até 1974, era a escola masculina e por lá passaram diversos docentes como o professor Matias, o professor Osório ou o professor Coimbra.
A escola Conde de Ferreira, situada no Paço Grande, no local onde muito provavelmente teria existido o castelo e cujos muros de suporte foram encontrados e identificados, foi a escola feminina durante dezenas de anos até ao seu encerramento em 1988. Possuía duas salas de aula onde exerceram funções diversas professoras destacando-se D. Alice Jacob, D. Beatriz Moreira e D. Rosa Jacob. Na década de cinquenta, mercê da acção de D. Alice Jacob, é construída, anexa à escola, a cantina escolar que até muito recentemente foi o suporte de muitas famílias carenciadas.
A título de curiosidade, refira-se que estas escolas se encontram espalhadas por todo o país, tendo sido construídas cerca de 91 por projecto apresentado em 1866, financiadas por Joaquim Ferreira dos Santos, conhecido como Conde de Ferreira. Contudo, desconhece-se a data da construção desta que seria, para todos os efeitos, a escola feminina, conhecida como Escola Primária no1, em oposição à Adães Bermudes que era a no2.
A partir de 1988, é alvo de obras de ampliação e modernização, passando a acolher apenas o Jardim de Infância em 1992.
Em 1975 entrou em funcionamento a nova escola primária, designada por P3 devido à sua tipologia de construção, habitual naquela época e espalhadas por quase todo o país. Tratava-se de uma escola diferente, equipada com oito salas de aula, pavilhão multiusos, balneários, cozinha e gabinete para professores. As salas de aula comunicavam duas a duas sem porta, possibilitando a troca de professores, a inovação e a socialização. Arganil passava a ter, finalmente, uma escola mais moderna mas com espaços exteriores muito limitados e mal equipados sem poderem proporcionar as condições desejadas às crianças.
Esta, passou a ser a Escola Primária no2, enquanto a Escola Conde Ferreira mantinha a designação de escola Primária no1. Como curiosidade, refira-se que, apesar de coexistirem muito próximas uma da outra, separadas por escassos 30 ou 40 metros, possuíam áreas geográficas delimitadas para efeitos de matrícula e frequência.
Em 1994 é encerrada definitivamente a Escola Adães Bermudes, ficando a funcionar apenas o edifício da nova escola P3 até ao final do ano lectivo de 2003/04, data em que este edifício é encerrado e transformado no Centro empresarial e tecnológico, passando a Escola para a Portelinha, ocupando o edifício que era do 2o e 3o ciclo.
Aqui vai permanecer durante cinco anos até ao fim do ano lectivo de 2008/09 pois, por motivo de obras, é transferida para contentores no recinto da escola secundária de 2009 a 2011.
No dia 7 de Setembro de 2011 é inaugurado o novo edifício depois das obras de requalificação que foram introduzidas, passando a ser utilizado ainda neste ano letivo. Trata-se de um edifício moderno apesar de manter a mesma estrutura do já existente. Está equipado com salas com equipamentos multimédia (nomeadamente quadros interativos), biblioteca e sala de informática, sala para alunos com necessidades educativas especiais, salas de professores e de funcionárias, receção, cantina, pavilhão para ATL e pavilhão gimnodesportivo.
Ao nível da segurança, está equipado com videovigilância, deteção de incêndio e de intrusão, sistemas de renovação do ar (AVAC) e aquecimento central. Tem amplos espaços verdes e equipamentos modernos de diversão.

Finalmente, depois de muitos anos a funcionar em diversos edifícios, muitas vezes sem as condições adequadas e necessárias, a Escola e o ensino básico passam a dispor de todas as condições para poder proporcionar um ensino de qualidade a todos os alunos que a frequentam.

No ano letivo de 2012/13 juntou-se aqui o Jardim de Infância que abandonou as instalações remodeladas da antiga Escola Primária Conde Ferreira.

Contactos

Escola Telefone Coordenador(a) E-mail
JI/EB1 Arganil 235 200 180 Jorge Silva jmsilva@esarganil.pt