Home » JI/ EB1 de Pomares

JI/ EB1 de Pomares

HISTÓRIA DA EB N1 DE POMARES

Escola Primária de Pomares situava-se no centro da aldeia mas uma grande tragédia levou a que fosse construído o edifício hoje existente.
A 11 de março de 1917 festejava-se na Escola Primária o Dia da árvore. Conta-se que a afluência a esta festa foi muito grande e que por isso um dos pisos do edifício desabou vitimando 16 pessoas, entre adultos, jovens e crianças.
A tragédia levou a que a escola da aldeia ficasse durante longos anos instalada numa casa particular cedida para o efeito. Descontentes com esta situação alguns pomarenses deitaram mãos à obra e conseguiram, através de donativos, o atual terreno onde se situa a escola. Aí a Sociedade de Melhoramentos de Pomares construiu o atual edifício que doou ao estado a 29 de setembro de 1931. O edifício mantem-se quase intacto, tendo apenas sido construída a cantina e sido feitas algumas adaptações numa das salas para a implantação da biblioteca.
O edifício possui atualmente: duas salas de aula, uma onde funciona o Jardim de Infância e outra onde funciona o 1º ciclo; uma biblioteca onde também se realizam as atividades da Componente de Apoio à Família; a cantina e uma pequena cozinha.

1 2 3

Contactos

Escola Telefone Coordenador(a) E-mail
JI/EB1 de Pomares 235 200 180 Sandra Pedro sppedro@esarganil.pt