Home » Inicio » Luzes, câmara, acção!

Luzes, câmara, acção!

Por detrás das câmaras, o corrupio é inevitável. É preciso caracterizar as personagens, memorizar o texto, contracenar… E repetir tudo, uma e outra vez.

Foi assim com os alunos do 3º ano de escolaridade da EB de Coja do Agrupamento de Escolas de Arganil. A palavra de ordem foi diversão, mas também consciencialização de tudo o que é necessário para fazer nascer um pequeno filme.

Começámos pela definição de cinema, passando pela linguagem cinematográfica, nomeadamente os planos, até aos vários géneros: comédia, musical, western, terror, drama… e, claro, animação! O resultado foi hilariante. É que isto de fazer cinema não é fácil, mas o trabalho de edição consegue milagres: uma legenda aqui, um efeito sonoro ali, um corte aqui, uma adição ali e já está! 

Nos tempos “livres”, ocupando horas de almoço e intervalos, os alunos reuniram-se para serem filmados. Contando com o apoio dos encarregados de educação e da cabeleireira local, foi possível proceder à caracterização dos participantes, tendo em conta o género cinematográfico em que a sua personagem se inseria. Mas o que, no início, parecia fácil, tornou-se, afinal, complicado, porque uma pequena câmara, do tamanho de um estojo, parece que se torna num “bicho papão” prestes a engolir quem à frente dele se coloca. Os tagarelas ficam mudos e os mais extrovertidos descobrem que são, no final de contas, crianças tímidas!

Ainda assim, foi possível. Agora, silêncio! O filme vai começar.

Oferta Formativa 19/20

Projetos

 

 

 

 

Centro Qualifica