Home » Inicio » “Meet Vincent Van Gogh”

“Meet Vincent Van Gogh”

“Meet Vincent Van Gogh”

Um “encontro” com o pintor

(Visita feita com 12.º F – Curso Técnico de Multimédia)

No dia 22 de Outubro de 2020, a nossa turma – 12.º F – Curso Técnico de Multimédia da Escola Secundária de Arganil, dirigiu-se a Lisboa, à exposição “Meet Vincent Van Gogh”, um dos pintores mais famosos e influentes da história da Arte Ocidental do século XIX. Esta visita estava programada para março de 2020 e por força da situação pandémica, foi cancelada/ adiada para este ano letivo.

Depois de ponderadas todas as condições de realização da visita em segurança, a Direção do Agrupamento, juntamente com as docentes Dalila Santos (Diretora de Turma) e Sara Gameiro (docente de História da Cultura e das Artes) decidiram realizá-la, acompanhando-nos, proporcionando este momento único.

Chegados a Belém, entrámos logo na exposição, divididos em 2 grupos e pudemos vivenciar e fazer parte da vida de Vincent, percurso, influências, obra, através de vários objetos, animações, conteúdos, quadros, cenários, materiais de pintura e som. Cada visitante recebeu um áudio-guia através do qual o artista, os amigos e a família revelam partes da sua vida. A particularidade desta exposição é ser multimédia “please, do touch!”, levando-nos a uma viagem imersiva e multissensorial pela vida do pintor. No fim da visita, fomos almoçar em piquenique diante do Mosteiro dos Jerónimos, aproveitando para usufruir do espaço histórico envolvente, beneficiando de história ao vivo. Ainda passámos junto do Padrão dos Descobrimentos, avistámos a Torre de Belém, tudo nas margens do Rio Tejo.

Consideramos que esta visita foi um momento muito importante, porque permitiu conjugar os conteúdos das aulas com a exposição, articulando a disciplina de História da Cultura e das Artes com as disciplinas técnicas de Multimédia. Importa também registar que, apesar de todas as restrições e cuidados cumpridos rigorosamente pelos alunos e professoras, pudemos aproveitar ao máximo esse dia. Recomendamos a todo o público em geral a visita a este espaço, o que pode ser feito até ao dia 3 de Janeiro de 2021.

Destaques

Projetos

 

 

 

 

Distinções

 

 

Centro Qualifica