Home » Inicio » Palestra “Física, Biologia e um Enigma chamado Cancro”

Palestra “Física, Biologia e um Enigma chamado Cancro”

No dia 17 de Janeiro de 2017, os alunos do 11º ano e do 10º ano de Ciências e Tecnologias deslocaram-se à sala multimédia da escola secundária para assistir a uma palestra com o tema “Física, Biologia e um enigma chamado cancro”, organizada pelas docentes de Biologia e Geologia e Física e Química A das turmas envolvidas.

O orador convidado foi o Doutor Rui Travasso do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra. O percurso académico do orador é demonstrativo da profunda interligação entre as várias áreas científicas, sendo licenciado em Física pela Universidade do Porto e com um mestrado na área de Biologia com estudos específicos sobre o cancro e a diabetes. Estes estudos pretendem abordar o cancro numa perspetiva interdisciplinar onde estão envolvidos cientistas de Física e Biologia mas também de Química, Matemática, Informática e outros.

A palestra foi bastante interessante e esclarecedora. O orador usou uma abordagem simples e acessível ao público-alvo privilegiando a interação com os alunos e incentivando ao diálogo e à colocação de questões.

Esta palestra foi muito útil na medida em que abordou assuntos do âmbito das matérias de Biologia e tornou clara a forte e importante envolvência de outras áreas da ciência. Nos dias de hoje é imprescindível a estreita colaboração entre cientistas de múltiplas áreas científicas para que haja progressos e descobertas que no caso do cancro permitam um melhor diagnóstico e posteriormente um tratamento mais adequado e com mais sucesso