Home » Inicio » Plantas invasoras… uma das principais ameaças à biodiversidade!

Plantas invasoras… uma das principais ameaças à biodiversidade!

No passado dia 8 de novembro, os alunos dos oitavos e de três turmas do décimo ano, do Agrupamento de Escolas de Arganil, participaram num workshop sobre plantas invasoras, conduzido pela Drª Hélia Marchante, da ESAC, e organizado pelo Clube Ciência Viva na Escola.

Neste âmbito, pretendeu divulgar-se conhecimentos nesta área, para que a partir da comunidade escolar, se implementem medidas para reduzir o impacto de espécies exóticas invasoras, contribuindo assim para se atingir um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – objetivo 15 – “Proteger a vida terrestre”.

Desta forma, neste workshop, fez-se o alerta para uma planta que está a surgir no concelho de Arganil, a erva-das-Pampas, também conhecida por penacho ou plumas (nome científico – Cortaderia Selloana). Trata-se de uma espécie invasora, altamente prejudicial para os ecossistemas e seres humanos, que tem vindo a aumentar significativamente a sua área de distribuição. Nesta sessão, ficou a promessa da Escola contribuir para que o concelho de Arganil se torne “Concelho livre de erva-das-Pampas”. Esta planta é muito difícil de eliminar, portanto é necessário a ajuda e participação de todos, alunos e leitores, evitando a sua utilização e prevenindo a sua expansão.

Infelizmente, existem muitas outras espécies exóticas invasoras, cujo desenvolvimento precisa de ser controlado, sendo essencial que o cidadão comum as reconheça. Uma ajuda neste campo, poderá ser a consulta do site invasoras.pt   ou do recente Decreto-Lei nº 92/2019.

Vamos fazer a diferença!

 

Joana Batista e Clube Ciência Viva

Oferta Formativa 19/20

Projetos

 

 

 

 

Centro Qualifica