Home » Inicio » Treino Aberto dos Emáticos: Um encontro “Extraordinário”!

Treino Aberto dos Emáticos: Um encontro “Extraordinário”!

No dia 22 de fevereiro de 2017, os Emáticos, os seus convidados, alguns utentes da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, assim como o respectivo Provedor, José Dias Coimbra, tiveram o privilégio de conhecer o Sr. Luís Ferreira, ex-concorrente do programa “Extraordinários” da RTP1. Conhecido pela sua espantosa capacidade de cálculo mental, o Sr. Ferreira disponibilizou algum do seu tempo para se deslocar até ao auditório da escola EB2,3 de Arganil para ensinar alguns dos seus truques.

Explicou-nos o seu raciocínio, por exemplo, para calcular quadrados de números com 3 ou 4 dígitos sem utilizar calculadora, ou, ainda, para conseguir determinar o dia da semana, numa data distante. O Sr. Luís Ferreira também nos falou um pouco da origem dos calendários, que já é muito antiga. Respondeu igualmente a perguntas feitas por alguns membros da plateia.

Em seguida, o professor João Luís Gonçalves exibiu um vídeo onde era possível visualizar o Sr. Luís Ferreira a participar no programa de televisão, onde ficou conhecido. Ao vermos a sua prestação, percebemos perfeitamente que o Sr. Luís é um ” ás” no cálculo mental!

Após esse visionamento, o Sr. Luís explicou-nos como calculava os quadrados/raízes quadradas de números com 2 ou mais dígitos e logo foi posto à prova.

Para além de demonstrar a sua habilidade matemática, também aceitou responder a várias questões de caráter um pouco mais pessoal.

​Todos gostámos muito da sua visita a Arganil e à nossa escola.