Aluna de Arganil participa na Sessão Nacional do Parlamento Europeu dos Jovens na Covilhã
Entre os dias 16 e 19 de abril, a cidade da Covilhã acolheu a Sessão Nacional do European Youth Parliament (EYP), reunindo dezenas de jovens de todo o país para quatro dias intensivos de debate, cooperação e exercício de cidadania europeia. O Agrupamento de Escolas de Arganil esteve representado pela aluna Margarida Nunes, selecionada após a sua participação de destaque na sessão regional de Cascais, onde evidenciou competências de argumentação, pensamento crítico e trabalho em equipa.
25 de Abril nos Dias de Hoje
No dia 27 de abril, o Agrupamento de Escolas de Arganil comemorou os 52 anos do 25 de Abril e os 50 anos da Constituição da República Portuguesa. A comemoração decorreu no auditório da Biblioteca Municipal Miguel Torga. A iniciativa surgiu de uma proposta apresentada pela Assembleia de Delegados do ensino secundário, a qual foi imediatamente acolhida pela Direção do Agrupamento e pela Coordenação da Estratégia de Educação para a Cidadania. Num primeiro momento, o presidente da Assembleia de Delegados, Martim Carvalho Baptista, aluno do 11.º ano, apresentou os resultados de um estudo levado a cabo junto dos alunos do ensino secundário para perceber o que sabem sobre o 25 de Abril e sobre o seu interesse e grau de envolvimento na governação do seu país. Posteriormente, houve lugar a uma conversa com o Professor Doutor Mário Carvalho, professor jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e com a Doutora Lina Madeira, doutorada em História e professora do Agrupamento. Nas suas intervenções, os oradores abordaram temas tão interessantes e pertinentes quanto o conceito de Liberdade, a importância da Democracia, a crise de valores que parece assolar a nossa sociedade e o imprescindível papel dos jovens na preservação e defesa dos direitos, liberdades e garantias alcançados com o 25 de Abril e plasmados na nossa Constituição. Estiveram presentes a Dr.ª Elisabete Oliveira, vereadora da Juventude, em representação da Autarquia, e a Dr.ª Fernanda Pacheco, na dupla função de presidente do Conselho Geral do Agrupamento e em Continue Reading →
O Cuidador Informal: Quem cuida merece ser cuidado
Na passada quarta-feira, no âmbito da Semana da Saúde e Bem-Estar, a aluna Laiza Guedes (12.ºE_TAS) realizou a apresentação da componente prática da sua Prova de Aptidão Profissional, na Biblioteca Municipal de Arganil.O trabalho incidiu sobre o tema “O cuidador informal: quem cuida também merece ser cuidado”, destacando uma realidade muitas vezes pouco visível, mas de grande importância social.
Assim partilhamos a narração da nossa aluna:
“tive o privilégio de abordar um tema que raramente recebe a atenção que merece, nomeadamente, o Cuidador Informal que merece, também, ser cuidado. Foi um momento de grande aprendizagem, partilha e reflexão, que me marcou não só a nível académico, mas também pessoal. Poder dar voz a uma realidade tantas vezes silenciosa tornou esta experiência ainda mais significativa.
Deste modo, agradeço o apoio e toda a ajuda do meu orientador, Enf. Francisco Afonso, bem como à Enfermeira Cristina Contente pela parceria e por ter ajudado que fosse possível esta apresentação e, por fim, aos cuidadores informais convidados e a todo o público presente. Continue Reading →
À conversa com Diogo Baeta: Da ESA para o Mercado de Trabalho
O ex aluno da ESA, Diogo Baeta, partilhou com os alunos da ESA a forma como o curso profissional de técnico de manutenção industrial, variante de mecatrónica, foi o primeiro passo para iniciar uma carreira na área da reparação automóvel, onde tem vindo a construir um percurso promissor.