No dia 29 de janeiro a ESA recebeu a ex aluna Diana Moreira, para dois momentos de conversa acerca do seu percurso escolar e pessoal, com os alunos de desporto do 12.º D, no âmbito do Projeto STEP1, e com a turma do 11.º D.
A Diana falou do seu percurso escolar no Curso Profissional de Técnico Desporto, na ESA, das competências desenvolvidas e também das experiências de estágio na comunidade local e na Irlanda, no âmbito do Projeto Erasmus+ que efetuou, bem como o impacto destas na adaptação à nova realidade e exigência, que passa pela frequência do 2.º ano da Licenciatura em Ciências do Desporto, na Universidade da Beira Interior.
Como aspetos positivos salientou a facilidade na elaboração de planos de aulas, nas diversas modalidades desportivas, fruto das vivências e aprendizagens do curso, que diferenciam os alunos que optam por percursos profissionalizantes. Como desafios, referiu alguns conhecimentos mais teóricos na área da bioquímica, que implicaram um esforço maior na superação. No entanto, no seu entender, é notório o crescimento verificado desde o primeiro ano de Ensino Superior até ao presente.
Em relação aos apoios sociais, destacou a existências das bolsas que poderão ser requeridas pelos estudantes, colmatando os esforços financeiros a realizar pela família.
Houve ainda oportunidade, a pedido da Diretora de Curso, Helena Saavedra, para partilhar algumas estratégias que a ajudaram na elaboração da Prova de Aptidão Profissional, etapa essencial à conclusão do curso.
O exemplo da Diana, marcado pela persistência, foi muito importante, instigando os alunos a tomarem decisões relativamente ao futuro e traçarem objetivos.
Catarina Faria, Helena Saavedra e Maria João Gonçalves (SPO)