No dia 7 de março, a Carolina Duarte, estudante de Relações Internacionais, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), esteve à conversa com os alunos dos cursos de Ciências Socioeconómicas e de Línguas e Humanidades (11.º B, 11.ºC e 12.ºC).
A Carolina encontra-se a viver em Bordéus, no âmbito do Curso integrado Coimbra-Bordéus, um programa de 5 anos de estudos que permite a frequência alternada entre duas instituições, nomeadamente a FEUC e o Institut d’Études Politiques de Bordeaux, possibilitando a obtenção do grau de Mestre em ambas.
No seu entender, a ampla formação em áreas como a Ciência Política, o Direito, a Sociologia, a Economia e a História é fundamental na compreensão das profundas mudanças geopolíticas que o mundo atravessa e no papel dos grandes atores internacionais. Neste contexto, nunca os especialistas em Relações Internacionais foram tão requisitados e relevantes para elucidar a sociedade sobre a atualidade, ocupando um lugar de destaque nos espaços de comentário na comunicação social.
Tendo em conta o caráter abrangente das saídas profissionais, a Carolina ainda está a explorar os caminhos a seguir, sem nunca perder de vista o perfil humanista que a orienta, o espírito crítico e a responsabilidade sentida no combate à desinformação.
Numa época em que os alunos tomam decisões sobre o prosseguimento dos estudos, esta foi uma oportunidade importante para conhecerem, em primeira mão, um exemplo marcado pela dedicação, pela audácia e pelo desejo constante de aprender.
Serviços de Psicologia e Orientação