No dia 14 de novembro, o Agrupamento de Escolas de Arganil (AEA) participou na Mostra de Ensino e Formação Profissional, promovido pelo Pessoas 2030, realizado no Europarque, em Santa Maria da Feira. A Mostra pretendeu promover o reconhecimento dos cursos e das melhores práticas no ensino e formação profissional.
Num espaço marcado pela vivacidade e frescura da cor, o AEA pretendeu transmitir os valores e competências que tem vindo a trabalhar com os seus alunos, essenciais ao seu futuro profissional: sustentabilidade, diversidade, inovação, qualificação, iniciativa, criatividade e união. Numa redução ao máximo do papel, apostando em ferramentas digitais, com apresentação dos seus diferentes cursos profissionais em realidade aumentada, pretendeu espelhar aquilo que é a sua forma de estar e de atuar no ensino profissional.
A apresentação em realidade aumentada integrava vídeos de alunos que, numa frase, transmitiam a essência do seu curso: Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde; Curso Profissional Técnico de Desporto; Curso Profissional Técnico de Multimédia; Curso Profissional Técnico Manutenção Industrial, variante Mecatrónica; Curso Profissional Técnico de Informação e Animação Turística.
Os projetos do AEA estiveram também presentes na Mostra: com a apresentação do CINEDITA – Festival de Curtas de Arganil, da responsabilidade do Curso Profissional de Multimédia, que vai para a sua décima edição; o Centro Tecnológico Especializado –CTE Industrial 342 Nil conquistado este ano e já em construção e a FIMA – Feira Industrial de Manutenção Arganil, da responsabilidade do curso Profissional de Manutenção Industrial – variante Mecatrónica; o Supernature – Bootcamp de Turismo, estreado o ano passado, da responsabilidade do Curso Profissional de Informação e Animação Turística; e Programa Erasmus+.
A comitiva integrou os alunos do ensino profissional da área da Mecatrónica, Multimédia e Turismo, do 10.º ao 12.º ano, diretoras de curso, professores e direção. Os alunos, além de responsáveis pela dinamização do espaço do AEA, tiveram a oportunidade de assistir à fase final do 46.º Campeonato Nacional das Profissões – SkillsPortugal Norte 2024. Esta competição reuniu jovens, entre os 17 e os 29 anos, em diversas áreas profissionais, que nesse dia demonstraram as suas competências técnicas em provas avaliadas por especialistas altamente qualificados.
Para o AEArganil a participação na Mostra revela-se de uma importância extrema, por dar a conhecer as diversas práticas no Ensino e Formação Profissional, a nível nacional, aproximando agrupamentos, entidades, territórios, públicos. E, acima de tudo, por destacar, valorizar e honrar o Ensino e Formação Profissional, uma via de ensino em crescimento, com foco prático e uma forte ligação ao mercado de trabalho, que oferece grandes oportunidades para quem quer começar a trabalhar, mas também para quem pretenda continuar a estudar no ensino superior! Uma via de ensino que o Agrupamento de Escolas de Arganil muito acredita e aposta!
#ensinoprofissional
#aea