Home » 2022 » Com as mãos na terra e os olhos em águas futuras

Centro Qualifica

PAA

Arquivo

Com as mãos na terra e os olhos em águas futuras

Dia Mundial da Árvore | Dia Internacional das Florestas | Dia Mundial da Água 

Foi com as mãos na terra e os olhos em águas futuras, que os alunos e equipa Eco-escolas, da Escola Secundária de Arganil, se manifestaram esta semana do Dia Mundial da Árvore, Dia Internacional das Florestas (21 março) e Dia Mundial da Água (22 março).

No dia 21 de março, Dia Mundial da Árvore | Dia Internacional das Florestas, a Escola Secundária de Arganil, representada pela turma 10.º D do Curso Profissional Técnico/a Turismo Ambiental e Rural, Curso Profissional de Técnico/a de Desporto e equipa Eco-escolas, colaborou com o projeto Floresta da Serra do Açor – com a intervenção numa das parcelas localizada nos baldios de Vinhó. Esta iniciativa, de acordo com a Câmara Municipal de Arganil, “pretende realçar a importância que os trabalhos de manutenção e gestão integrada do espaço florestal têm neste projeto, pensado para um horizonte temporal de 40 anos. Após a plantação de 1 milhão e 841 mil árvores de espécies maioritariamente autóctones, mais resilientes e resistentes ao fogo, há muito trabalho a fazer nas encostas da Serra do Açor.”

No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, a equipa Eco-escolas lançou, em formato de vídeo nas redes sociais da escola e na página de instagram “de mochila às costas”_https://www.instagram.com/de.mochila.as.costas_esa/, o desafio “NÃO METAS ÁGUA!”.

Perante a atual realidade do consumo de água, a equipa deu a escolher qual a “torneira” que pretendem fechar para assumirem o compromisso de poupar água.

Desta forma, foram partilhadas algumas ideias presentes na exposição do Centro Ciência Viva “Água – uma exposição sem filtros” (a decorrer no Pavilhão do Conhecimento até setembro 2022, em Lisboa).

Entre elas, dar um novo look à velha t-shirt e não comprar uma nova, poupando, assim, 2.500 litros de água (valor necessário para produzir uma simples t-shirt de algodão); fazer uma refeição sem carne – substituindo o bife de vaca por vegetais, poupando 3.000 litros de água; recolher e usar a água do duche enquanto espera que aqueça, poupando 5 litros neste tempo de espera. Entre tantas outras.

Estamos junt@s!

#aearganil

#ecoescolas

#mochilaascostas