No âmbito da Semana da Alimentação a turma do 10ºC-AV desenvolveu a atividade: “Comer como um grego da Grécia Antiga”.
Esta exposição esteve patente ao público do dia 18 a 21 de outubro no salão polivalente da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas de Arganil.
A turma com muito empenho, construiu uma exposição com informações relativas à dieta e regime alimentar da população da Grécia Antiga.
Sabiam que:
As verduras e os legumes eram os alimentos preferidos dos gregos? Não conheciam o tomate? Comiam com colheres, chamadas de cócleas, porém, preferiam usar a casca do pão para aparar sua mordida e muitas vezes comiam com as mãos? Pitágoras apesar de ser conhecido pelo seu famoso teorema, foi considerado o pai do vegetarianismo e até teve muitos seguidores?
Conforme diz Carlos Drummond de Andrade: “Perder tempo a aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes.”
Também foi nossa intenção descobrir e dar a conhecer informações interessantes. Assim, a exposição contou com dois placares informativos e uma mesa exemplificativa de algumas iguarias deste período.
No dia 21 de outubro, trajados à boa maneira grega, a turma distribuiu pela comunidade escolar alguns alimentos que constavam do quotidiano alimentar do povo da Grécia Antiga: pão com mel, queijo de cabra, figos e azeitonas.
A docente Catarina Santos