Home » 2023 » CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Centro Qualifica

PAA

Sugestões para Página

Arquivo

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Isabel Alves, aluna do nosso Agrupamento vencedora da Fase Intermunicipal do CNL

No dia 22 de abril de 2023, decorreu a Prova de Palco da Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, no Atrium de Mira, na qual participaram as alunas Maria Leonor Neves Amorim, do 1.º Ciclo, Isabel Maria Félix Pereira Alves, do 2º Ciclo e Maria Rita Simões Garrido da Costa, do 3º Ciclo, apuradas na Prova Escrita do dia 18 de abril, decorrida na Biblioteca Municipal Miguel Torga – Arganil.

Após a leitura expressiva de um excerto das obras selecionadas para cada nível de escolaridade (História de um gato e de um rato que se tornaram amigos, de Luís Sepúlveda, Uma escola muito à frente, de Maria João Lopes de Carvalho e Margarida Fonseca Santos, Bicicleta à Chuva, de Margarida Fonseca Santos), as alunas argumentaram sobre temáticas abordadas nas histórias: a amizade, os refugiados e o bullying. Todas tiveram prestações brilhantes, mas a apenas dois alunos, de entre os 16 candidatos por ciclo de ensino, foi dada a oportunidade de avançar para a fase seguinte deste concurso.

Assim, no 2.º ciclo, a aluna Isabel Alves foi selecionada pelo júri, atendendo à sua fluência leitora (expressividade, postura corporal, e dicção) e à sua capacidade argumentativa (estruturação e encadeamento lógico de ideias, originalidade dos argumentos, correção linguística, objetividade e celeridade na resposta). Irá, pois, representar a CIM da região de Coimbra e o Agrupamento de Escolas de Arganil na Fase Nacional do Concurso Nacional de Leitura, em Lisboa, no dia 3 de junho de 2023.

Parabéns às três jovens leitoras, em especial à nossa vencedora Isabel Alves, que avança para a fase final. Um bem-haja à comitiva de acompanhamento, ao pai da Maria Leonor, António Carlos Almeida Amorim, ao pai da Isabel Alves, Ricardo Pereira Alves, à irmã da Maria Rita, Mariana Simões Garrido da Costa, à bibliotecária Municipal, Miriella de Vocht e à professora bibliotecária, Arminda Ramos.

A participação no Concurso Nacional de Leitura, nas suas três fases: Escolar/Municipal, Intermunicipal e Nacional, requer o envolvimento, o esforço e o empenho das professoras bibliotecárias, de docentes titulares de turma e de português, das diretoras de turma e das técnicas do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares da Biblioteca Municipal de Arganil e Côja. Acreditamos que, com a colaboração de todos os intervenientes, poderemos alcançar o objetivo do Concurso Nacional de Leitura, que é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora dos nossos alunos.

As Professoras Bibliotecárias, Arminda Ramos e Eulália Nunes

Autoavaliação

Projetos

Distinções