Home » 2021 » Dia da Internet + Segura 2022

Centro Qualifica

PAA

Arquivo

Dia da Internet + Segura 2022

Celebrou-se, no passado dia 8 de fevereiro, o Dia da Internet + Segura 2022 e, como já é habitual, o AE Arganil associou-se à data com a realização de diversas atividades.

Tendo ocorrido recentemente diferentes ataques cibernéticos em Portugal, a segurança na Internet é cada vez mais uma preocupação a todos os níveis, e, por isso, nunca é demais sensibilizar os alunos e toda a comunidade educativa para este problema.

Desta vez, durante uma semana, nas aulas de TIC, os alunos puderam criar conteúdos alusivos à Cibersegurança, explorando os recursos disponíveis online, visualizar vídeos relacionados com este tema e debater acerca dos bons hábitos para uma utilização segura da Internet. Também relativamente a esta temática, os alunos dos 2.º e 3.º ciclos participaram nos Desafios promovidos pela Seguranet, este ano dedicados a temas como os riscos das câmaras Web, sexting e dependências online e o ciberbullying.

Estas duas últimas temáticas foram debatidas pelos alunos dos 2.º e 3.º ciclos, respetivamente, após visualização das curtas-metragens The Present e Are You OK, na Biblioteca, em sessões promovidas pelas professoras bibliotecárias e sua equipa.

No Dia da Internet + Segura, as turmas do 1.º ciclo, 3.º ano de Côja e do 4.º ano de S. Martinho da Cortiça, inscritas nos Líderes Digitais, categoria Benjamins, participaram na sessão de formação/esclarecimento para alunos, promovida pelo Centro de Competência TIC|ESSE|IPS, iniciando, assim, o seu envolvimento no projeto supracitado.

Por sua vez, no âmbito da Formação Academia Digital para Pais, os encarregados de educação foram sensibilizados para estas questões, através dos folhetos, apresentações e recursos online, disponibilizados pelas entidades parceiras.

A Internet faz parte das nossas vidas, mas a sua utilização deve obedecer a regras de segurança. Utilizar palavras-passe seguras, não divulgar dados pessoais, não aceitar pedidos de amizade ou falar com pessoas desconhecidas, evitar a utilização de redes Wi-Fi públicas, manter o sistema operativo e antivírus atualizados, terminar sempre a sessão ou nunca abrir mensagem de e-mail de origem suspeita, são regras de ouro que todos devemos adotar para uma utilização responsável e segura da Internet!