Home » 2022 » Diferentes formas de ARTE na Escola Prof. Mendes Ferrão

Centro Qualifica

PAA

Arquivo

Diferentes formas de ARTE na Escola Prof. Mendes Ferrão

Nos dias sete e oito de abril, “Os Saltimbancos”, o Clube Teatro de Côja, participaram nas atividades promovidas pelo AEA.

A viagem pelo Mundo da Arte iniciou com a dramatização das peças de teatro “O Guardador de Porcos” e o “Capuchinho Vermelho do séc. XXI”, pelos alunos do 5.º A e 6.ºA, respetivamente.

O espaço arborizado da escola serviu de cenário, de palco e de plateia, tendo sido respeitadas as normas de segurança. Todos os objetivos propostos foram plenamente alcançados. Os alunos estiveram muito bem, interagiram com o público, despertando o seu interesse. Durante o espetáculo, o riso e a boa disposição foram uma constante.

O singular espaço exterior foi também o local ideal para a exibição de danças sincronizadas pelos alunos do 8.º ano. Em perfeita sintonia, um grupo de alunas criou movimentos simétricos com os braços em sincronia com a música, comprovando que o espírito de equipa, neste tipo de exercício, é fundamental para transmitir essa sensação de fluidez nos movimentos.

Outro grupo, calçando luvas pretas e brancas, sem palavras, dialogou apenas com as mãos, mostrando, de forma sincronizada, a dualidade que está presente em toda a realidade humana e a habilidade de saber lidar com os dois lados opostos em equilíbrio e harmonia.

Todas as atividades dinamizadas pelo Clube de Teatro tiveram a preciosa colaboração das professoras Anabela Daniel, Ana Simões e Carla Pereira.

Na manhã do dia oito, foram realizadas várias sessões de meditação com Taças Tibetanas e Gongo Planetário, no âmbito dos projetos de turmas S@úde & Bem-Estar (6.º ano) e Festival do Silêncio (8.º ano). Os alunos, orientados pela professora Isabel Ferreira, viajaram pelo Universo do Som, vivendo um momento único, relaxante e transformador através do Som harmónico produzido por estas ferramentas.

De tarde, houve ainda um espaço de reflexão, com a atividade “ O Despertar das Emoções” envolvendo alunos do 8.º ano. Os discentes foram levados, pela professora Carla Pereira, a exteriorizar os seus sentimentos e as suas emoções a partir de palavras por eles identificadas. Esta atividade culminou com uma prática meditativa ativa, em que os alunos foram convidados a pintar uma mandala, levando-os a mergulhar no seu mundo interior através da exploração das cores cuja simbologia foi previamente explicada pela docente.

A tarde finalizou com a atividade “ Dança por diversão”, dinamizada pela encarregada de educação Tamzin Hurley que tão brilhantemente soube cativar os alunos do 8.º ano, mostrando-lhes como, através desta modalidade, conseguimos expressar as nossas emoções e os nossos sentimentos. Foi, sem dúvida, outra experiência inesquecível!

Parabéns aos alunos participantes e a todos os que marcaram presença neste evento cultural! E uma palavra de profundo agradecimento às docentes Maria João Cavaleiro e Margarida Cortez, que gentilmente cederam os figurinos para a representação da peça “O Guardador de Porcos”.

As docentes Isabel Cristino Ferreira e Carla Pereira