Home » 2023 » Encontro das Escolas Piloto de Alemão

Centro Qualifica

PAA

Sugestões para Página

Arquivo

Encontro das Escolas Piloto de Alemão

No dia 20 de outubro decorreu no Goethe Institut, em Lisboa, o encontro anual de parceiros do Projeto Escolas Piloto de Alemão (PEPA), este ano denominado de “O ALEMÃO TEM FUTURO! – DEUTSCH HAT ZUKUNFT!” 

Sendo o Agrupamento de Escolas de Arganil uma escola integrante deste projeto, também os docentes da escola se deslocaram até Lisboa para participar neste encontro. As professoras Luísa Oliveira e Dulce Carvalho e o professor estagiário Leandro Santo representaram a nossa escola neste encontro que juntou docentes de todo o país. 

O dia começou às 10h30 com a saudação por parte do GI, da DGE, da DGEstE e da APPA. 

Em seguida, foram divulgadas as atividades e ofertas que o Goethe Institut tem para as Escolas Piloto – as Olimpíadas internacionais de Alemão (‘Internationale Deutscholympiade’), o festival da canção alemã (‘Deutsch singen’), integração de estagiários alemães nas escolas, concursos para os alunos, e aulas abertas (Motivationsstunden) são algumas das atividades que o Goethe Institut proporciona. 

Após uma ‘kleine Pause’ para o lanche da manhã, os professores reuniram-se e trocaram experiências sobre o ensino de alemão no nosso país. 

Depois do almoço em grupo e muitas conversas em alemão, os professores tiveram a oportunidade de participar em dois ‘workshops’: um sobre ideias para workshops lúdicos de sensibilização para a língua e o outro sobre um tema contemporâneo, ChatGPT – A IA rumo ao futuro da aula de Alemão como língua estrangeira’. 

Às 18h30, depois de todos se terem despedido, foi hora de os professores regressarem às suas casas, contentes por terem trocado ideias e aprendido uns com os outros, mas sobretudo contentes porque ‘O ALEMÃO TEM FUTURO!’. 

Leandro Santo 

Autoavaliação

Projetos

Distinções