Home » 2021 » Era uma vez… A Galinha Ruiva

Centro Qualifica

PAA

Arquivo

Era uma vez… A Galinha Ruiva

Alegre, trabalhadora, de crista vermelha e penas coloridas, a Galinha Ruiva saiu do seu conto, visitou as crianças do pré-escolar e os alunos do 1.º  CEB em todas as escolas do Agrupamento, e participou nas comemorações do 25.º aniversário da Biblioteca Municipal Miguel Torga de Arganil, transmitindo a todos a sua sabedoria.

Com o seu arado, o sacho, o ancinho, a foice, o mangual e o moinho, lavrou a terra, semeou o milho, colheu-o, malhou-o e transformou-o em farinha, sem nunca contar com a ajuda dos seus amigos animais, o cão, o coelho, a ovelha, o ganso, o burro e o porco, pois estes preferiram preguiçar. Depois, amassou e cozeu um delicioso pão, que degustou com o seu filhote, mas não o deu a provar aos amigos, ensinando-lhes, deste modo, que, na vida, “Quem não trabuca, não manduca”.

Depois de deliciar os alunos das turmas 2.ºA de Arganil e Português Língua de Acolhimento, A2, e os utentes da APPACDM, a Galinha Ruiva regressou à sua história para continuar a tornar mágicos os sonhos de todos os leitores.