Intercâmbio Arganil_Onda Projeto Erasmus+
Erasmus+ | Uma experiência de aprendizagem, cultura e amizade
No âmbito do programa Erasmus+, o Agrupamento de Escolas de Arganil e o IES Serra d’Espadà, de Onda (Valência, Espanha), desenvolveram mais uma mobilidade escolar que proporcionou aos alunos e professores de ambas as instituições experiências inesquecíveis de aprendizagem, partilha cultural e cidadania europeia.
Entre os dias 19 e 23 de abril, Arganil recebeu os alunos e docentes espanhóis. Ao longo da semana, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a realidade educativa do nosso agrupamento, participar em atividades colaborativas e descobrir algumas das riquezas naturais, históricas e culturais da região. Destacaram-se a receção oficial na escola-sede, a atividade “Escape Zone for a Free World”, a visita à Escola EB1 de Arganil, os percursos por Côja e Piódão e uma visita à Universidade de Coimbra, onde exploraram o Pátio das Escolas, o Jardim Botânico e o Gabinete de Curiosidades, contactando com uma das mais importantes instituições de ensino superior da Europa. Continue Reading →
Alunos do 7.ºA da Escola Professor Mendes Ferrão, Côja, AE Arganil, premiados em concurso nacional Kamishibai Plurilingue na Universidade de Aveiro
No dia 3 de junho, no departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, em representação da turma, alunos do 7.ºA da Escola EB 2,3 Prof. Mendes Ferrão, do AE Arganil estiveram presentes na Cerimónia de Entrega de Prémios aos vencedores da 8.ª edição do Concurso Kamishibai Plurilingue em Portugal, organizado pelo Laboratório de Educação em Línguas do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da mesma Universidade, parceiro da rede internacional Kamilala, sendo, em 2025/2026, o tema “Quando fecho os olhos”. Esta iniciativa tem como objetivo incentivar os atores educativos a desenvolver projetos abertos à diversidade linguística e cultural por meio da criação de pranchas de um kamishibai plurilingue. A turma apresentou-se a concurso com o trabalho intitulado “Um mundo melhor”, tendo o projeto sido premiado na categoria 10-15 anos.
Atendendo ao tema desta edição, “Quando fecho os olhos”, os alunos pensaram numa história através da qual, imaginam um mundo mais justo, mais sustentável e mais atento às pessoas e ao planeta. Durante o projeto, refletiram sobre temas importantes da cidadania, como os direitos humanos, o desenvolvimento sustentável, a democracia, a importância das instituições e também a literacia financeira e o empreendedorismo. Perceberam que pequenas escolhas e atitudes podem fazer diferença na vida das pessoas e no futuro da sociedade. Continue Reading →
