As turmas de sexto ano do Agrupamento de Escolas de Arganil prepararam e apresentaram um sarau de poesia para as famílias, subordinado ao tema A Paz e a Harmonia Global, no dia 21 de março, em Arganil, e no dia 24, em Côja, no âmbito dos seus projetos, coordenados pela coordenadora da Equipa Educativa de 6º Ano, Eulália Nunes.
Em Arganil, o sarau constou da declamação de poemas elaborados pelos alunos; de música ensaiada pelo Conservatório de Música; de cântico de uma canção em inglês e de dança coletiva das turmas. Esta atividade resultou de um trabalho de articulação curricular, que envolveu as disciplinas de português, inglês, história e geografia de Portugal, educação visual, educação musical, educação física, educação tecnológica, a área de cidadania e desenvolvimento e a Biblioteca Escolar. O projeto articulou também com o Conservatório de Música, que esteve a apoiar a turma do 6.º A. Em apoio direto às turmas estiveram as diretoras de turma Anabela Gomes, do 6.º A; Cristina Ribeiro do 6.º B; Vânia Marques do 6.º C e Paula Caetano do 6.º D, bem como os docentes das disciplinas e áreas envolvidas. A professora bibliotecária Eulália Nunes implementou a atividade nesta escola.
Em Arganil, estiveram presentes a Srª diretora do Agrupamento, Anabela Soares, da coordenadora de escola, Graça Dias, do Sr. vereador da educação, Luís Miguel Marques, do Sr. presidente da Junta de Arganil, Pedro Alves e das senhoras representantes dos Pais e Encarregados de Educação do 6º Ano, Alexandra Rodrigues e Marta Mendes, também na qualidade de Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação
Por sua vez, em Côja, o sarau contou com momentos de declamação de poesia, música, canto e dança, resultantes do trabalho de articulação curricular, envolvendo as disciplinas de português, educação musical, educação visual, a área de cidadania e desenvolvimento, o clube de Ciência Viva e a Biblioteca Escolar. Envolveu, para além da turma de 6.º ano, as duas turmas de 5.º ano, com a temática Natureza em verso, tendo as diretoras de turma concedido apoio de retaguarda. O aluno Guilherme Gaspar, do 5.ºA_CO, compôs e executou, ao piano, todas as melodias que acompanharam os poemas da sua turma. A preparação e implementação do evento foi da responsabilidade da professora bibliotecária, Arminda Ramos, das docentes Lília Azevedo, de Educação Musical e Dalila Santos, de educação visual e tecnológica.
Esta atividade contou com a presença da Srª diretora do Agrupamento, Anabela Soares, do coordenador de escola, Alfredo Carvalheira, das Diretoras das turmas dos 5.ºA e 6.ºA, professoras Lília Azevedo e Isabel Pais, da Sr.ª Tesoureira da Junta de Freguesia e Presidente da Liga Cojense, Dr.ª Isabel Guarda, de um representante da Associação de Estudantes e membro do conselho geral, o aluno Guilherme Correia, de uma encarregada de educação, também elemento da Associação de Pais, enfermeira Fátima Marques, e de cerca de 55 pais e encarregados de educação. No final do espetáculo, todos puderam degustar um pedacinho de bolo e beber um chá quentinho.
Este evento, que viabilizou aos nossos alunos a realização de aprendizagens, o desenvolvimento de competências e inúmeras reflexões, pela beleza do momento, ficará, indubitavelmente, para sempre gravado nas suas memórias.
As Professoras bibliotecárias, Eulália Nunes e M.ª Arminda Ramos