Home » 2023 » Jornadas Técnicas FIMA – Robótica e Inovação Industrial – Apresentação Programa

Centro Qualifica

PAA

Sugestões para Página

Arquivo

Jornadas Técnicas FIMA – Robótica e Inovação Industrial – Apresentação Programa

As Jornadas Técnicas FIMA surgem no seguimento da 1.º edição da FIMA – Feira de Manutenção Industrial – um projeto dos alunos do Curso Técnico de Manutenção Industrial – Variante Mecatrónica, da Escola Secundária de Arganil. As Jornadas Técnicas FIMA estão agendadas para os dias 20 e 21 de abril, na antiga Cerâmica Arganilense e destinam-se a todos os profissionais e estudantes das áreas da mecânica, eletricidade, automação e robótica.

Este ano, em modo Jornadas Técnicas FIMA, dedicadas à Robótica e Inovação Industrial, o compromisso com os visitantes mantém-se com a apresentação de um programa de excelência. Durante os dois dias de trabalho, os visitantes podem contar com demonstrações práticas de máquinas, equipamentos e softwares, nas áreas da robótica colaborativa (da Universal Robots / Growskills), layouts para sistemas robóticos, soldadura robotizada da Xbot, soluções de visão artificial e análise de imagem da INFAIMON, óculos de realidade aumentada e simuladores da Força Aérea Portuguesa, desenvolvimento de sistemas automáticos, centros de maquinação CNC e apresentação da nova geração de ferramentas da BOSCH.

No dia 20 de abril, Miguel Oliveira, Sales Development Manager,da Portugal Universal Robots, irá apresentar as vantagens e os processos de implementação da robótica colaborativa e Rúben Almeida, Diretor de Desenvolvimento Growskills, terá a responsabilidade de apresentar os produtos, funcionalidades e software dos robôs colaborativos da Universal Robots. Da parte da tarde, Damien Ehry, Business Development Manager Robotics EWELLIX, divulgará as soluções de movimentação da empresa. Neste dia, será igualmente possível assistir a demonstrações de soldadura robotizada, na intervenção do Tiago André, Técnico de Integração Robótica Xbot, assim como, de soluções de visão artificial e análise de imagem, com a presença de Rodrigo Silva, da INFAIMON.

No dia 21 de abril, dedicado à inovação industrial, de destacar, além da presença da Força Área Portuguesa, representada pela arganilense Major Maria Batista, a presença da SEW EURODRIVE PORTUGAL, com a apresentação de soluções e exemplos de retrofits em máquinas a MATER, com intervenção sobre seleção de máquinas/equipamentos CNC, implementação na produção e pós-venda, assim como, com a presença da GSFAN-Indústria, com a divulgação do seu sistema de gestão de água. AFUCHS Lubrificantes Portugal, irá igualmente marcar presença, com a apresentação de projetos de boas práticas ambientais que tem implementado em Portugal e no Mundo: “FUCHS Moving your World – Movendo o Mundo de uma forma mais Sustentável”, sublinhando a essencial união entre inovação industrial e ambiente.

As Jornada FIMA terminam com o olhar no futuro, de destacar a apresentação de projetos do ensino profissional d@s alun@s da Escola Secundária de Arganil e o painel “Valorização do Ensino Profissional” com a importante sinergia existente entre comunidade escolar, local e empresarial do território.

Para mais informações, junto segue PROGRAMA completo das Jornadas Técnicas FIMA 2023

Fica o convite!

Contamos convosco!

Equipa FIMA

Autoavaliação

Projetos

Distinções