Home » 2022 » Projeto ERASMUS+ – English for Teachers

Centro Qualifica

PAA

Sugestões para Página

Arquivo

Projeto ERASMUS+ – English for Teachers

Uma fantástica aventura em Dublin!

No âmbito do projeto English Matters – Erasmus+ Continuous Professional Development, as professoras Fernanda Sousa e Maria Arminda Ramos, do Agrupamento de Escolas de Arganil, participaram no curso English for Teachers (A2-B1), realizado na capital da
República da Irlanda, Dublin, entre os dias 19 e 25 de junho de 2022.
Calorosamente recebidas pelo diretor do programa, Eduardo Marin, e pelas coordenadora e co-coordenadora, Stéphanie e Laura, num anfiteatro repleto de 85 participantes, oriundos de 16 países diferentes, o ambiente começou numa verdadeira festa linguística, com a entoação de canções emblemáticas de cada país pelo seu grupo de representantes. Depois da partilha de “Lisboa menina e moça”, as professoras tomaram conhecimento do programa do curso, do seu grupo de trabalho e das tarefas a realizar, individualmente e em grupo, no decurso da semana. Para além disso, foram-lhes apresentados, de forma sumária, aspetos culturais da Irlanda, empolando a relevância da aprendizagem em contexto e ao longo da vida e a pertinência da divulgação de boas práticas.
Durante a semana, em pequenos grupos de discussão, desenvolveram-se competências comunicativas em inglês, aprendeu-se vocabulário e gramática fundamental à manutenção de uma conversação em situações diárias concretas e explorou-se a história, a cultura e a sociedade irlandesas, como eventual contexto para a produção de recursos pedagógicos, na lógica da metodologia “Contexts4Content”. Seguindo um mapa e uma caça ao tesouro, elaborados no Thinglink, descobriram-se curiosidades acerca de alguns espaços emblemáticos da cidade de Dublin, Trinity College, Bewley’s café, Molly Malone, Temple Bar, Ha’penny Bridge,
GPO, James Joyce Statue, O’Connell Bridge. Para além disso, na companhia dos tutores, viajámos até ao passado, visitando o National Museum of Archaeology e Glendalough, uma cidade monástica, datada do século VI.
Com recurso a metodologias ativas (jogos, aprendizagem por descoberta guiada, workshops, trabalho de pares e de grupo…), partilharam-se conhecimentos, experiências pessoais, a cultura e as vivências de cada país, evidenciando semelhanças e diferenças europeias, redigiram-se reflexões individuais, construiu-se e apresentou-se, em grupo, um portefólio comprovativo das várias aprendizagens realizadas.
Na verdade, a participação neste programa Erasmus+ foi, indubitavelmente, uma experiência incrível, pois “permitiu-nos conhecer um pouco desta belíssima cidade e outros professores com visões tão díspares acerca do ensino e da aprendizagem, experienciar
metodologias diferenciadas e aprender|comunicar|melhorar o nosso inglês. Poucas horas após o nosso regresso, e já envoltas em saudade dos bons momentos e das fantásticas amizades construídas, sentimo-nos de mente aberta e prontas para disseminar práticas”!

Arminda Ramos e Fernanda Sousa

Autoavaliação

Projetos

Distinções