Home » 2022 » RASTREIOS DE FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR NA COMUNIDADE

Centro Qualifica

PAA

Arquivo

RASTREIOS DE FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR NA COMUNIDADE

Integrada no mês da Saúde e do Bem-Estar do Agrupamento de Escolas de Arganil, realizou-se no passado dia 26 de Maio, uma atividade formativa de rastreio cardiovascular, direcionada para as alunas do 12ºE do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde. Sob supervisão do Diretor de Curso José Miguel Marques, e em parceria com a Enfermeira Cristina Contente, da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Arganil e igualmente responsável pela Equipa de Saúde Escolar, as alunas do Curso avaliaram importantes factores de risco para doença cardiovascular como: peso corporal, índice de massa corporal, pressão arterial, frequência cardíaca, glicemia capilar e colesterol total à população presente no espaço da Feira Semanal de Arganil (Paço Grande).

Esta iniciativa, promovida pelo Projecto de Educação para a Saúde, pretendeu ainda aumentar a consciencialização da população para a necessidade de adopção de comportamentos saudáveis, fomentando-se assim a literacia em Saúde. Nesse sentido, destacou-se a utilização de máquina de luz negra, com a qual se permitiu observar o resultado da higienização das mãos, gesto tão importante nos dias que correm.

Totalizando-se cerca de uma centena de contactos com a população, esta actividade permitiu, uma vez mais, que a formação e a aprendizagem das alunas do Curso de Saúde decorresse em benefício mútuo e em estreita ligação com a comunidade local, a qual demonstrou todo seu agrado pela sua dinamização, solicitando que a mesma se possa repetir mais vezes num futuro próximo.

Carla Rodrigues e José Miguel Marques (PES)