No passado dia 17 de maio, o Agrupamento de Escolas de Arganil foi uma das 250 entidades que participou, uma vez mais, na Semana sobre Espécies Invasoras 2023: Portugal e España – #SEI23.
Este ano, na atividade dinamizada conjuntamente com a Equipa Eco-Escolas da Secundária de Arganil, o Clube Ciência Viva da EB2,3 de Arganil (CCV) e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), os alunos do 10º E e do CCV participaram numa atividade de voluntariado de controlo de espécies exóticas e invasoras, no âmbito do Projeto de Restauro da área ardida da Paisagem Protegida da Serra do Açor, que tem como objetivo o controlo da acácia e do eucalipto. Assim, após uma introdução ao tema, realizada pelos técnicos do ICNF, foram postas as mãos à obra na árdua tarefa de arranque de pequenos eucaliptos, nas encostas íngremes junto aos limites da Mata da Margaraça.
Promovida pela Rede InvECO, pela plataforma INVASORAS.PT, pelos projetos LIFE STOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA e pelo Grupo Especialista em Invasiones Biólogicas (ES), a #SEI2023 contou com ca. 250 entidades e ca. 270 atividades, as quais se reuniram todas aqui:
https://www.speco.pt/pt/iniciativas/semana-sobre-especies-invasoras-2023.