Sofia France, designer de comunicação, esteve à conversa com a turma do 12.ºano de Artes Visuais, a convite da docente Fátima Maia, no âmbito das atividades de exploração de carreira e apoio à transição para o Ensino Superior.
Falou do seu percurso académico que foi sendo construído consoante as suas aspirações pessoais e as oportunidades do mercado de trabalho, tendo sempre procurado uma forte ligação às instituições de caráter social.
À Licenciatura em Pintura, seguiu-se a Licenciatura em Design de Comunicação, mais alinhada com os seus interesses profissionais, e mais recentemente, o investimento na área do marketing digital.
É diretora criativa do núcleo de design da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Da sua experiência, destaca como principais competências de um/a designer, a curiosidade, a criatividade, a capacidade de pesquisa e de resolução de problemas, sem esquecer a forte cultura visual (estar atento ao que o rodeia, “à rua”).
Face aos desafios da inteligência artificial (IA) e ao seu impacto no mercado de trabalho dos designers, para a Sofia a IA é mais uma ferramenta disponível para auxiliar os designers. Este otimismo estende-se às oportunidades no mercado de trabalho, no seu entender, promissoras, face às necessidades crescentes das empresas e à relevância do digital na comunicação de conteúdos.
Fátima Maia e Maria João Gonçalves (SPO)