Home » 2021 » SOMOS ESCOLA UBUNTU

Centro Qualifica

PAA

Arquivo

SOMOS ESCOLA UBUNTU

No dia 8 de novembro, o Agrupamento de Escolas de Arganil juntou-se a cerca de 350 escolas, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, para participar no “Encontro Nacional de Escolas Ubuntu”.

Este evento contou com a presença do Dr. Guilherme d’Oliveira Martins, que iniciou os trabalhos em representação da presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Dra. Isabel Mota, o presidente da direção do Instituto Padre António Vieira (IPAV) e responsável pelo projeto, o Dr. Rui Marques, o Secretário de Estado adjunto e de Educação, João Costa, o Ministro da Educação, Tiago Brandão. Para gaudio de todos, o Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa deu o seu depoimento através de uma videochamada.

Subiram ainda ao placo para darem o seu testemunho sobre o sucesso desta iniciativa alunos, professore e diretores de escolas, assim como uma convidada especial, exemplo de coragem e empatia, Doa Al Zamel. Esta jovem síria viu-se obrigada a fugir do seu país devido à guerra civil, num barco que foi abalroado por um grupo de malfeitores, provocando um elevado número de mortos, incluindo o seu namorado. Devido à sua capacidade de autoconfiança e resiliência, salvou-se e salvou também dois bebés.

Cerca de 1250 pessoas estiveram presentes para vivenciarem um dia cheio de emoções e darem voz ao Projeto de Academia de Líderes Ubuntu Escolas.

Este Projeto Ubuntu inspirado em Nelson Mandela e outros líderes que deixaram a sua marca na Humanidade, como por exemplo, Gandhi, Martin Luther King, Madre Teresa de Calcutá , está estruturado em cinco grandes pilares: o Autoconhecimento, a Autoconfianca, a Empatia, a Resiliência e a Liderança Servidora. Trata-se de um projeto de educação não formal marcado por uma metodologia relacional, que se traduz no lema “Eu sou porque tu és” e visa desenvolver competências pessoais, sociais e cívicas, contribuindo, desta forma, para a construção de um mundo mais humano e mais fraterno, em que todos possamos ser construtores de um futuro desejado. O Dr. João Costa afirmou que “temos de nos entender para viver em harmonia e em paz, saber respeitar as nossas diferenças , porque cada pessoa que está ao nosso lado tem o direito de ter as mesmas oportunidades. Os líderes ubuntu constroem pontes, ultrapassam desafios, cuidam melhor de si, dos outros e do planeta.(sic)”.

O Ministro da Educação, Dr. Tiago Brandão, salientou que as Escolas Ubuntu se inserem no Plano de recuperação das aprendizagens do ME: “um plano de recursos e um plano de valores . Tal como a escola, os valores Ubuntu não podem prescrever. É um programa que tem nos alunos os principais interlocutores. É um programa que vai para além da escola (sic)” e terminou o seu

discurso parafraseando Nelson Mandela: “ A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.

A filosofia Ubuntu, que se encontra no centro da agenda das Nações Unidas, foi abraçada por 350 escolas do nosso país, fazendo orgulhosamente parte deste grande grupo, o Agrupamento de Escolas de Arganil.

Como dizia o ex líder da África do Sul, país- berço desta filosofia, “Somos todos braços da mesma árvore “ Nelson Mandela (carinhosamente tratado por Madiba).

A equipa:

Anabela Soares (Diretora), Isabel Ferreira (Professora), M. João Gonçalves (Psicóloga); Ana Afonso(Psicóloga), Isabel Moura (Assistente Operacional) e Margarida Velindro (Professora)

 

Projetos