Na passada terça-feira, dia 7 de março, organizou-se uma visita de estudo à Porcel, perto de Aveiro e à Critical Software em Taveiro com os alunos do 12ºA – Ciências e Tecnologias da Escola Secundária de Arganil.
A Porcel é uma empresa responsável por desenvolver, fabricar, comercializar e distribuir a nível global peças de porcelanato cunhadas pela excelência da qualidade Europeia. Na visita guiada, os alunos tiveram a oportunidade de observar profissionais no seu ambiente de trabalho, desde o desenvolvimento dos produtos aos responsáveis pelo controlo de qualidade.
A Critical Software, tal como o nome indica é uma “empresa especializada em oferecer soluções, serviços e tecnologias fiáveis para sistemas de informação, de missão crítica e de negócio, garantindo suporte às funções operacionais, incluindo ferramentas de Software pra a proteção pessoal e de equipamentos de monitorização, garantindo que os processos críticos são conduzidos de forma eficiente e segura”. Entre os seus clientes estão empresas como NASA, ESA, BMW, Airbus, a Marinha Portuguesa, o Governo Português e a Caixa Geral de Depósitos. Durante a visita, os alunos, para além de terem tido a oportunidade de visitar as instalações da Critical, tiveram também a oportunidade de participar num workshop de brainstorming, inovação, criação e apresentação de produtos inovadores.
Foi reportado um generalizado sentimento de enriquecimento pessoal e satisfação, tanto pela simpatia e disponibilidade dos guias em responder às questões dos alunos, como pelo auxílio que esta visita propiciou, numa época em que os estudantes fazem as suas decisões relativamente ao futuro e ao prosseguimento de estudos.
A turma do 12ºA do agrupamento de escolas de Arganil