De 13 a 17 de novembro decorreu a 3.ª Semana Ubuntu na EB2/3 Prof. Mendes Ferrão, com 32 estudantes das turmas de 8.ºano, na Sede do Rancho Infantil e Juvenil de Coja.
Foi uma semana transformadora, plena de emoções, desafios e partilhas pessoais, que através de uma intervenção não formal, procurou ajudar a capacitar os alunos nos 5 pilares orientadores: o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia e o serviço.
Contámos com o testemunho da psicóloga Elisabete Oliveira, Vereadora na Câmara Municipal de Arganil, no dia dedicado à construção de pontes, enquanto metáfora para a construção das relações interpessoais. Através da sua partilha de vida, salientou a necessidade de escutarmos os outros, com curiosidade e empatia, respeitando o tempo e a história de cada um.
No dia dedicado à superação de obstáculos, o Padre Albino Camati, partilhou a sua história repleta de desafios, superações e também poesia, que o conduziram desde a cidade de Benguela, em Angola, à Unidade Pastoral de Arganil.
Esta Semana apenas foi possível através da dedicação da equipa de educadoras, as psicólogas Ana Afonso e Maria João Gonçalves, as professoras Carla Pereira e Graça Lopes, a assistente operacional, Isabel Moura, e ainda da entrega incondicional dos alunos.
Gostaríamos de agradecer a todos os envolvidos: – o apoio da Direção do AEA, do IPAV, das Diretoras de Turma e professores das turmas 8.ºACo e BCO, e dos Encarregados de Educação; – a generosidade dos convidados, a Dra. Elisabete Oliveira e o Padre Albino Camati; – a professora Margarida Velindro e os alunos do Clube Ubuntu; a equipa cozinha da Escola (que adoçou os nossos lanches); a Liga Cojense, na pessoa da Dra. Isabel Guarda, pela oferta do almoço de encerramento da semana; ao Rancho Infantil e Juvenil de Coja, na pessoa da sua presidente, Nélia Calvinho, pela cedência das instalações da Sede pelo 3.ºano consecutivo.
O entusiasmo manifestado pelos alunos é bem revelador do impacto positivo que esta semana teve nas suas vidas. O desafio, a partir de agora, é espalhar o espírito Ubuntu por toda a comunidade educativa e continuar a reforçar os impactos obtidos no domínio socioemocional.
As Educadoras Ubuntu