Home » 2024 » 9.º Anos – Rumo ao interior “Com os pés bem assentes na terra” e ao litoral, com vista sobre a Ria de Aveiro

Centro Qualifica

PAA

Sugestões para Página

Arquivo

9.º Anos – Rumo ao interior “Com os pés bem assentes na terra” e ao litoral, com vista sobre a Ria de Aveiro

O mês de maio foi um mês muito enriquecedor para os alunos do 9º ano do Agrupamento pois, de modo a desenvolver o currículo e aprofundar aprendizagens realizadas em contexto de sala de aula, não esquecendo o relacionamento interpessoal, contou com uma série de atividades fora da escola.
Assim, nos dias 7 e 9 de maio, ocorreu mais uma edição da atividade “Com os pés bem assentes na terra”. O São Pedro deu tréguas, nesta primavera chuvosa, e os futuros Técnicos de Turismo, formados na Escola Secundária de Arganil, tiveram oportunidade de mostrar os seus conhecimentos, apoiando a empresa de animação turística Trans Serrano no acompanhamento dos alunos dos nonos anos de Côja e de Arganil.

O programa de descoberta criativa do território, com partilha de curiosidades por locais menos conhecidos, mas marcantes, do concelho de Arganil, tem como grande objetivo dar a conhecer aos jovens o potencial (muitas vezes desconhecido) do território onde vivem, sensibilizando os grupos para a importância do turismo para o território.
Esta atividade contou com uma fabulosa caminhada no PR1 – Caminho de Xisto da Benfeita – com passagem na idílica cascata da Fraga da Pena e com uma multiatividade no rio Alva, em Secarias, onde os participantes praticaram Slide, Ponte Tirolesa, Canoagem e Padle.
Já no dia 24 de maio, os nonos anos rumaram ao litoral e, tendo o mar e a Ria de Aveiro como horizonte, fizeram uma viagem no tempo por mares da Terra Nova e Gronelândia, embarcando, para a pesca do bacalhau e para as fainas da Ria, no premiado Museu Marítimo de Ílhavo.
Ainda neste dia, na Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro, foram vários os workshops por onde os nonos anos passaram, destacando-se a “Oficina de Robôs”, “A Cozinha é um Laboratório” e “Se Mendeleev estivesse aqui?!”, e onde foi possível montar e programar robôs, produzir pão, compreendendo os processos químicos que ocorrem em cada fase, e aprofundar os conhecimentos sobre a Tabela Periódica dos Elementos.
Resumindo, foram dias em cheio! Animação, mergulhos, cultura, ciência, tecnologia, gargalhadas e camaradagem foram o mote! E com certeza, memórias boas que ficarão para a vida!
A Equipa Educativa do 9º

Autoavaliação

Projetos

Distinções