Home » 2023 » Agrupamento de Escolas de Arganil promove Sessão de Disseminação de Boas Práticas do Programa Erasmus+

Centro Qualifica

PAA

Sugestões para Página

Arquivo

Agrupamento de Escolas de Arganil promove Sessão de Disseminação de Boas Práticas do Programa Erasmus+

No dia 4 de setembro de 2023, integrado na Reunião Geral do Agrupamento de Escolas de Arganil, foi apresentada a Sessão de Disseminação de Boas Práticas do Programa Erasmus+. A atividade, iniciada pela coordenadora do programa Erasmus, Anabela Lopes, contou com uma breve apresentação e contextualização do Programa Erasmus no nosso Agrupamento. Agrupamento é uma entidade duplamente acreditada até 2027 para desenvolver projetos de mobilidade de alunos, pessoal docente e não docente, com um forte enfoque na inclusão social, nas transições ecológica e digital e na promoção da participação dos jovens na vida democrática.

A apresentação dos projetos desenvolvidos pelo programa Erasmus+ no Agrupamento, incidiu na partilha das experiências dos docentes envolvidos. Aida Madeira, partilhou o projeto Living with Robots in the Future, que durou 2 anos, em parceria com a Bélgica, Espanha, Roménia e Turquia e tinha como objetivo capacitar os docentes para o exercício de funções na área da Robótica e preparar os alunos para os desafios da era digital. O projeto envolveu os professores do Pré-Escolar e 1º CEB, Aida Costa Madeira, António Luís Seco, Maria Alice Abrantes, Maria dos Anjos Silva, Maria Eugénia Salgado, Maria Jacinta Gomes, Sandra Almeida Pedro.

Anabela Lopes e Alda Pimenta partilharam a mobilidade, na qual participaram 18 alunos do 12.º ano, turmas A e B, a Embrun, Aix-en-Provence, França, no âmbito do tema Sustentabilidade: a importância da água. Esta mobilidade uniu o projeto com o Lycée Climatique Honoré Romane de Embrun, e o projeto EPAS – Escola Embaixadora do Parlamento Europeu de Arganil.

Na Mobilidade individual de Staff, que decorreu entre maio e junho de 2023, as professoras do ensino pré-escolar e 1.º CEB, Graça Quinaz, Graça Rodrigues, Isabel Costa, Margarida Cortez partilharam a experiência no curso English for Teachers (A2, B1) e as professoras Isabel Cristino Ferreira e Margarida Velindro Rodrigues, a experiência no Curso “Innovative Methodologies for Teaching and Learning”, ambos projetos que decorreram em Dublin (Irlanda). As docentes, Ana Paula Charruadas e Cristina Carvalho, estiveram em Bolonha (Itália) e descreveram os conhecimentos que adquiriram no curso Effective Formative Assessment and Feedback Management in Education”. 

Por último, foi apresentada a Mobilidade Individual dos Alunos VET, que decorreu em junho de 2023, tendo integrado 6 alunos em Cork (Irlanda): 3 do Curso Profissional de Técnico Turismo Ambiental e Rural, 1 aluno do Curso Profissional de Técnico de Desporto, 2 alunos do Curso Profissional de Técnico Multimédia. Em Berlim (Alemanha) estiveram 3 alunos do Curso Profissional Técnico de Manutenção Industrial, variante Mecatrónica.  Estas mobilidades deram a estes alunos a oportunidade de estagiarem, durante um  mês, em empresas da sua área de formação e, ao mesmo tempo, terem a experiência de viver e contactar com culturas diferentes da sua.

Todas estas mobilidades foram realizadas no âmbito dos projetos 2021-1-PT01-KA121-SCH-000006233 e 2023-1-PT01-KA121-VET-000136764, possíveis pelas Acreditações Erasmus+ Setor Escolar e VET, com vigência até 2027.

Efetivamente, o programa Erasmus +, no Agrupamento de Escolas de Arganil, tem-se destacado como um forte instrumento de coesão social, uma vez que tem proporcionado estas oportunidades que permitem o desenvolvimento educativo, profissional e pessoal dos envolvidos.

#ERASMUS

#ESPAÇOEDUCATIVOEUROPEU

#AEARGANIL

Autoavaliação

Projetos

Distinções