As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Arganil viram selecionado e financiado com a verba de 2600€, de entre as 15 candidaturas aprovadas a nível nacional, o seu projeto intitulado BiblioCiência, no âmbito da candidatura 2023: Leituras… com a Biblioteca.
BiblioCiência é um projeto de articulação entre a Biblioteca Escolar, o currículo do pré-escolar e do 1.º ciclo e o projeto Ciência Viva e Erasmus “Living with the robots in the future”, tendo por base a aplicação do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar. Envolve a planificação, a execução e a avaliação colaborativa de atividades interdisciplinares de leitura, de pesquisa de informação e de experimentação científico-tecnológica, assentes em guiões didático-pedagógicos e na metodologia de educação STEAM. Tais atividades conduzirão os alunos à criação de produtos multimodais a partilhar com pares e comunidade, estimulando-os a desenvolverem multiliteracias, o espírito crítico-criativo, a curiosidade e a capacidade de comunicação.
BiblioCiência será implementado entre março de 2023 e junho de 2024, por uma equipa composta pela professora bibliotecária, coordenadora do projeto, Arminda Ramos, pela educadora Aida Madeira e pelas professoras titulares, Ana Margarida Cortêz, Anabela Sêco e Maria João Cavaleiro.
O apoio financeiro concedido visa a aquisição de fundo documental e equipamento informático para as bibliotecas escolares do 1.º ciclo, que apoiarão a operacionalização do projeto e servirão os interesses dos utilizadores.
Ao colocar a Biblioteca Escolar ao serviço dos curricula, as ações deste projeto evidenciam o papel fundamental desta estrutura na construção dos saberes, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento de competências e valores do Perfil do aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. Assim, a leitura e a ciência de mãos dadas constituirão, indubitavelmente, uma mais-valia ao sucesso educativo e ao efetivo crescimento dos nossos alunos-leitores-cientistas!
As professoras Bibliotecárias,
Arminda Ramos e Eulália Nunes