No dia 10 de outubro de 2023, em pleno Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, sob o lema “Biblioteca Escolar, o meu lugar preferido para Criar e Imaginar”, pôs-se em ação o projeto Bibliociência no 3.º ano de escolaridade. Começando nas turmas COC, SMC_B e 3.ºB_AR e, na presença da Diretora do Agrupamento, Anabela Soares, das adjuntas da direção, Graça Lopes e Paula Gonçalves, e da professora bibliotecária, Arminda Ramos, foi dinamizada a sessão “Antes de começar… no laboratório, em segurança devemos estar!”, que será alargada às turmas 3.ºA_AR, SMC_C, PBB e POM.
As professoras de Físico-Química, Lurdes Cardoso e Marta Rovira, abriram a sessão com uma breve apresentação pessoal e a exibição do equipamento de proteção individual utilizado num laboratório, bata, avental, óculos e luvas. De seguida, explicitaram as principais regras de segurança a respeitar no laboratório e indicaram algum material de uso mais comum, elucidando acerca da sua utilidade. Finalmente, distribuíram um conjunto de imagens e solicitaram a sua legendagem em trabalho de pares. Na próxima sessão, cada par apresentará aos colegas a imagem legendada e explicará a regra de segurança aí subjacente. Nesta sessão, foi, ainda, oferecida, pelo Agrupamento, a cada um dos alunos, a t-shirt identificativa do projeto, que passará a ser usada, em todas as sessões, pelos nossos pequenos cientistas.BiblioCiência funcionará quinzenalmente e, mediante a implementação de guiões didático-pedagógicos ancorados no Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, articular-se-á a Biblioteca Escolar, as aprendizagens essenciais de português e de estudo do meio, os projetos Ciência Viva e RoboTargus, associando a leitura com a ciência e a tecnologia.
Mistura explosiva? Nem pensar! Será, indubitavelmente, uma forma de, com o apoio da Biblioteca Escolar, promover múltiplas leituras, contribuir para o desenvolvimento de multiliteracias, de competências-valores do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, e melhorar aprendizagens, criando, imaginando e experimentando…
A professora Bibliotecária, Arminda Ramos