Home » 2021 » Caminhada Solidária – Entrega de bens alimentares na Loja Social de Arganil

Centro Qualifica

PAA

Arquivo

Caminhada Solidária – Entrega de bens alimentares na Loja Social de Arganil

Integrada no Projeto de Educação para a Saúde (PES), na semana de 18 a 22 de outubro, decorreu a Caminhada Solidária “Andar e Partilhar… pelo teu Bem- Estar”, em todas as escolas do Agrupamento. Associada ao são convívio e à prática de atividade física, esta iniciativa permitiu também desenvolver valores como a solidariedade, a partilha e a cidadania, tendo em vista a angariação de géneros alimentícios essenciais a favor das famílias mais carenciadas do concelho.

Após recolha dos alimentos doados nas diferentes escolas, as alunas do 11º ano, turma F, do Curso Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), no âmbito do módulo A3 da disciplina de matemática, fizeram o tratamento dos dados. Assim, no dia 26 de novembro, os alunos do 10º F_TAS e a delegada da turma do 11º F_TAS, em representação dos colegas de todo o Agrupamento, participaram na cerimónia de entrega dos 774 bens alimentares doados que decorreu no novo espaço da Loja Social de Arganil, na presença da Srª Vereadora da Ação Social, Drª Elisabete Oliveira, da Srª Diretora do Agrupamento, profª Anabela Soares, da Coordenadora do PES, professora Carla Rodrigues, do Enfº José Miguel Marques e da Técnica do Município, Drª Vânia Silva. Após uma breve explicação sobre o funcionamento da Loja Social de Arganil e da importância do voluntariado, a Srª Vereadora desafiou os alunos a colaborarem na organização dos alimentos doados nas prateleiras, a que corresponderam com grande entusiasmo.

Esta iniciativa constituiu um exercício de cidadania ativa, contribuindo para a formação de jovens mais solidários, participativos e humanistas.

Um muito obrigado a todos os que tornaram possível esta ação e, tal como a aluna Joana Moura referiu, “… esperamos que, com esta simbólica partilha, possamos fazer alguém mais feliz e diminuir as desigualdades sociais.”