Home » Inicio » Concurso de Desenho e Concurso de Interpretação

Centro Qualifica

PAA

Arquivo

Concurso de Desenho e Concurso de Interpretação

No âmbito da Semana da Leitura de 2021, no dia 1 de junho, a EB de Sarzedo promoveu, como tem vindo a ser habitual, mais um concurso de desenho, com o objetivo de promover as aptidões artísticas dos alunos, ao nível da expressão plástica, e outro de interpretação textual, com vista à promoção do livro e do gosto pela leitura.

Neste ano letivo, o livro escolhido foi Uma História Confusa ou A Revolta do Ilustrador, da autoria de Sandra Santos e com ilustrações de Sofia Ambrósio.

Os alunos tiveram, numa primeira fase, oportunidade de “adivinhar” o conteúdo do texto pela observação da capa. Esta atividade, denominada “Truz…Truz… adivinha a história”, pretendeu estimular a imaginação e a criatividade das crianças do pré-escolar e dos alunos do 1º ciclo, através da antevisão dos acontecimentos da narrativa, dando origem a uma exposição de sinopses.

Posteriormente, os alunos procederam à leitura e análise da história e levaram o livro para casa, para relerem, partilharem com as famílias e para se familiarizarem com o enredo.

Numa terceira fase do concurso, os alunos dos 1º e 2º anos de escolaridade fizeram desenhos alusivos à história e os alunos dos 3º e 4º anos responderam a questões de interpretação, no Microsoft Forms.

No dia 8 de junho, o júri, constituído pela coordenadora do JI/EB de Sarzedo, pelo ilustrador João Sêco e pelos encarregados de educação representantes das turmas dos 1º e 2º anos de escolaridade, procedeu à votação dos desenhos, expostos no salão principal da escola.

Apurados os votos e as pontuações dos questionários, foram encontrados os vencedores. O 1º prémio, em cada uma das categorias, foi um exemplar do livro Uma História Confusa ou A Revolta do Ilustrador e o 2º e 3º prémios consistiram em material de desenho diverso. Todos os alunos receberam um certificado de participação.

Parabéns a todos!

As docentes

 

Projetos