Home » 2022 » Escola Embaixadora em ação em Angoulême

Centro Qualifica

PAA

Arquivo

Escola Embaixadora em ação em Angoulême

Construindo pontes…

No âmbito da mobilidade a Angoulême, Erasmus+, com o tema Looking Beyond the Difference, o dia 29 de março de 2022, foi dedicado ao Programa Escola Embaixadora (EPAS), já que ambas as escolas (Secundária de Arganil e Angoulême) integram este Programa. O tema em questão foram as migrações, em particular, o papel do desporto na integração dos imigrantes nos países de acolhimento.

Esta atividade foi orientada pelo representante do Europe Direct Region Poitou-Charentes, Hugo Pereira (francês, luso descendente). Da parte da manhã, foram realizadas entrevistas a imigrantes que, no caso da escola que nos acolheu, Lycé des Métiers Enseignement professionel de Sillac, têm origem em países como Paquistão, Mali, Turquia, Itália, Congo Democrático, Mayotte, Síria, Camarões e Tailândia.

As perguntas foram elaboradas por nós e pelos alunos italianos que participam no projeto à distância. Dessas entrevistas faziam parte questões como: a origem, idade, motivações da migração, sentimentos relativamente ao afastamento do país e da família, dificuldades de integração, aspetos positivos e negativos da situação de imigrante. Relativamente aos entrevistados pelos Embaixadores Juniores da Escola Secundária de Arganil, dois dos alunos são naturais do Mali, um do Paquistão e outro do Congo Democrático.

Da parte da tarde, em equipas formadas por alunos embaixadores juniores dos dois países, foram elaboradas propostas sobre como o desporto pode ser um elemento integrador dos imigrantes nos países de acolhimento. Depois de intenso debate/discussão, foi elaborada a redação da proposta a apresentar na próxima sexta-feira, dia 1 de abril. O projeto vencedor seguirá para o Parlamento Europeu onde será objeto de análise.

Foi um dia extremamente enriquecedor, quer pelo tema tratado, quer pelo contacto direto, descontraído, livre e democrático com cidadãos de outras partes do mundo.

Fica a sensação da construção efetiva de pontes dentro e fora da Europa. Todos desejamos o mesmo, paz, trabalho, felicidade!

 

Alunos Embaixadores Juniores e Coordenadora EPAS,

Maria Beatriz Pedroso, César Videira, Diana Almeida, Mara Loureiro, Joana Ferreira e Alda Pimenta