Home » 2021 » Parabéns à Área de Paisagem Protegida da Serra do Açor!

Centro Qualifica

PAA

Arquivo

Parabéns à Área de Paisagem Protegida da Serra do Açor!

Comemorou-se ontem, dia 3 de março, o 40º aniversário da Área de Paisagem Protegida da Serra do Açor. Foi neste dia, no ano de 1982 (Dec. Lei 67/82, 3 de março), que foi atribuído à Mata da Margaraça o estatuto de Reserva Natural Parcial, para proteger um património natural de valor inigualável.

Ao longo destes 40 anos, o Agrupamento de Escolas de Arganil participou e organizou várias atividades para promover e proteger esta área tão importante, como O Projeto Ciência na Escola, XXI Prémio Ilídio Pinho, “Conhecer para Valorizar”, A Escola vai à Mata (com a entrega de protocolos científicos para alunos que visitam a Mata), Comemorações de aniversários, Visitas de Estudo, Plantação de Árvores, Prémios Jorge Paiva e a constituição do Clube Ciência Viva na Escola, que tem como um dos objetivos prioritários sensibilizar para a importância da preservação da Natureza, em particular a Área de Paisagem Protegida da Serra do Açor.

O Clube Ciência Viva sentiu-se muito honrado por ter representado, nesta comemoração, a Comunidade Escolar do Agrupamento de Escolas de Arganil e fez um apelo:

“40 anos, 40 turmas!” 

Ao longo deste ano, em que a Área Protegida faz 40 anos, seria uma mais valia levar à Mata 40 turmas. É que afinal, só se protege e se valoriza o que se conhece e são muitos os alunos e alunas que nunca visitaram este local de tão elevado interesse científico, para a conservação da biodiversidade. 

Este aniversário foi presenteado com um magnífico apontamento musical por parte do aluno Dinis Henriques e do seu professor do polo do Conservatório de Música de Coimbra. Finalmente, para assinalar a data, foi oferecida à Mata da Margaraça, ao Prof. Doutor Jorge Paiva e às entidades presentes, uma caneca desenhada pelos alunos do curso de Técnico de Multimédia com espécies emblemáticas desta Paisagem Protegida da Serra do Açor. Junto à Casa Grande, esta data também será relembrada, com a colocação de um notável banco de madeira de castanheiro proveniente da Mata da Margaraça (oferecida pelo ICNF), idealizado e executado pelo Tiago Moreira, do ATL da Cáritas Diocesana de Coimbra, com o apoio dos alunos do curso profissional de Técnico Manutenção Industrial/variante Mecatrónica e pelos alunos de curso de Técnico de Multimédia, no design.

Clube Ciência Viva da EB2,3 de Arganil