Home » 2023 » Profissional Por Um Dia

Centro Qualifica

PAA

Sugestões para Página

Arquivo

Profissional Por Um Dia

No passado dia 06 de janeiro, no âmbito do projeto de job shadowing- ”Profissional por um dia”, as alunas Mariana Caldeira e Maria Elias, do curso científico-humanístico de ciências e tecnologias (12ºA), tiveram a oportunidade de passar o dia no Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo.

Esta atividade proporcionou às alunas a exploração de uma área do seu interesse, a biologia, tendo ficado a conhecer o percurso profissional e o dia a dia da bióloga do parque, Margarida Soares, que acompanharam. Não tendo ficado apenas pela aquisição de conhecimentos teóricos, as alunas puderam também fazer parte da equipa que trabalha nos “bastidores”, responsáveis por toda a logística do parque, acompanhadas pelos colaboradores da fundação ADFP cujo trabalho é essencial para o seu funcionamento.

Alimentando os diversos animais, conhecendo várias curiosidades sobre os mesmos e observando os seus comportamentos nos seus habitats, as “biólogas por um dia” depararam-se com a inesperadas presença da RTP. Sendo dia de Reis, é tradição do parque, há pelo menos 10 anos, presentear alguns dos seus “hóspedes” com deliciosos presentes. No menu desse dia estavam incluídos coelhos congelados embrulhados em jornal e caixas com frango e fruta. Porém, não eram só os bichinhos que estavam com fome! As estudantes, após uma manhã muito bem passada, foram também retemperar os ânimos: almoçar e “descongelar” ao sol quente do meio-dia.

Já de tarde, a bióloga Margarida mostrou que o seu trabalho não ficava apenas por ali. Esta também se encontra integrada num inovador projeto designado “Mentes Brilhantes”, que procura “promover o acesso dos alunos deste concelho a programas de estudos avançados”. Tendo assistido a uma destas aulas, as estudantes ficaram a perceber outra das vertentes que esta área pode abranger. No final deste dia, imersas na experiência vivida, as alunas, sentiram que tinham mais energia do que nunca, tendo quase perdido o transporte de regresso a casa numa tentativa de visitar, uma última vez, cada um dos animais ali presentes.

No final desta experiência, as alunas não só ficaram com uma perspetiva diferente do caminho que podem seguir no ensino superior, como também refletiram sobre a importância de associar este curso, e outros, a projetos sociais.

“Achando esta experiência bastante enriquecedora, apelamos a que mais alunos procurem participar nas diferentes atividades que a escola proporciona, como forma de abrir os nossos horizontes”.

Maria Elias e Mariana Caldeira, 12ºA

Autoavaliação

Projetos

Distinções