Home » 2023 » Visita de estudo aos Laboratórios Basi e Escola de Cães-Guia (Mortágua)

Centro Qualifica

PAA

Sugestões para Página

Arquivo

Visita de estudo aos Laboratórios Basi e Escola de Cães-Guia (Mortágua)

Na passada quarta-feira, dia 25 de janeiro, organizou-se uma visita de estudo aos Laboratórios Basi, em Mortágua, com os alunos do 12.ºA – Ciências e Tecnologias e 12.ºF – Técnico Auxiliar de Saúde da Escola Secundária de Arganil.

Estes laboratórios de indústria farmacêutica são responsáveis por desenvolver, fabricar, comercializar e distribuir a nível global medicamentos e soluções terapêuticas cunhadas pela excelência da qualidade Europeia. Na visita guiada, os alunos tiveram a oportunidade de observar profissionais no seu ambiente de trabalho, desde os responsáveis pelo controlo de qualidade, à investigação e ao desenvolvimento dos produtos através de tecnologias inovadoras. Conheceram, também, a possibilidade de realizar estágios durante os estudos no ensino superior.

No período da tarde visitou-se a Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual (ABAADV), em Mortágua, uma associação sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é a formação de Cães-guia para cegos. Os alunos começaram por conhecer a maternidade onde nascem os cães guias previamente selecionados de acordo com as suas características comportamentais. Estes cães aos dois meses, são integrados em famílias de acolhimento com quem aprendem as regras de convivência social e, a partir do ano de idade, voltam para esta escola, semanalmente, para obter formação específica de futuro cão-guia durante dois anos. A pré-educadora, exemplificou o trabalho executado pelo cão-guia, com o arnês colocado, sob a ordem do utilizador, bem como algumas regras a adotar quando vemos um cão-guia com um invisual.

Foi reportado um generalizado sentimento de enriquecimento pessoal e satisfação, tanto pela simpatia e disponibilidade dos guias em responder às questões dos alunos, como pelo auxílio que esta visita propiciou, não só em termos de cidadania, mas também numa época em que os estudantes fazem as suas decisões relativamente ao futuro e ao prosseguimento de estudos.

Turmas 12.º A e 12.º F-TAS
Docentes: Carla Rodrigues, Helena Alves, Miquelina Mendes e Paula Gonçalves
Técnicos especializados: José Miguel Marques e Joana Gonçalves

Autoavaliação

Projetos

Distinções