Home » 2023 » “Saúde Sexual: Sem Mitos, Sem Medos” e “Planear com Afeto”

Centro Qualifica

PAA

Sugestões para Página

Arquivo

“Saúde Sexual: Sem Mitos, Sem Medos” e “Planear com Afeto”

Semana dos Afetos

A convite da Equipa PES do Agrupamento de Escolas de Arganil, esteve presente, na semana dos afetos, a Dr.ª Inês Mendes, Mestre em Ciências Farmacêuticas e Voluntária no Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens de Coimbra da Fundação Portuguesa – “Comunidade Contra a SIDA” -, tendo dinamizado sessões de esclarecimento sobre a temática “Saúde Sexual: Sem Mitos, Sem Medos”, nas turmas dos 10.º D_TAS e Desporto e 11.º F_TAS.

Nesta sessão foram abordadas as infeções sexualmente transmissíveis, os riscos associados a uma sexualidade não protegida, as questões ligadas à violência no namoro e a importância da relação entre sexualidade e sentimentos/afetos, através de um diálogo aberto e sem preconceitos mediado por uma linguagem simples, objetiva e próxima do público-alvo.

Ainda no âmbito do PEST das respetivas turmas, foi promovida a sessão “Planear com Afetos”, dinamizada pela Sr.ª Enfermeira de Saúde Escolar do Agrupamento, Cristina Contente. Nesta sessão, abordaram-se várias temáticas como: a relevância das consultas de planeamento familiar, os métodos contraceptivos disponíveis, o período fértil, a IVG, entre outras.

Salientou-se, mais uma vez, para a importância do Gabinete de Apoio ao Aluno na escola, com funcionamento quinzenal, onde os nossos jovens, de modo individualizado, podem solicitar apoio, aconselhamento, informações sobre assuntos relativos à educação para a saúde e a educação sexual.

No âmbito dos conteúdos da disciplina de saúde, para a turma do 11ºF_TAS, esta sessão foi complementada com uma visita ao Centro de Saúde de Arganil, onde a enfermeira explicou o funcionamento das consultas de Planeamento Familiar.

Na turma dos 11.ºA e 12.ºA, durante esta semana, foram também dinamizadas sessões pela enfermeira sobre questões ligadas à imagem corporal.

As sessões mencionadas, tiveram e têm como principal finalidade, alertar e advertir os nossos jovens para a importância do autocuidado e da vivência da sexualidade de modo saudável, consciente e responsável, por forma a evitarem-se comportamentos de risco.

A Equipa PES considera que a formação, na área dos afetos e da educação sexual, é determinante para o crescimento e o desenvolvimento dos adolescentes, e para a sua vida relacional, uma vez que a informação e a prevenção fazem toda a diferença quando há necessidade de tomar decisões mais conscientes e afetuosas.

 

A Coordenadora do PES

Carla Rodrigues

Autoavaliação

Projetos

Distinções