Home » 2022 » SEMANA CINEDITA E HOJE TEMOS A GALA!

Centro Qualifica

PAA

Arquivo

SEMANA CINEDITA E HOJE TEMOS A GALA!

A primeira semana de maio marcou o início das ações do Festival de Curtas de Arganil – CINEDITA – festival organizado pelo Curso Profissional Técnico/a de Multimédia, do Agrupamento de Escolas de Arganil! Esta 7.ª edição, sob o tema da DreamWorks, trouxe consigo novas dinâmicas, novos desafios, novas parcerias!

Este ano, o CINEDITA – Festival de Curtas de Arganil, integra um novo membro na sua equipa de produção – Ra’uf Glasgow. Ra’uf Glasgow é produtor de televisão de grande audiência, em que se destaca, Locke & Key, da Netflix, Jack Ryan, Colony, Lost, série pela qual esteve nomeado para três Emmys.

Além de assumir a função de presidente do júri de seleção das curtas a concurso, dinamizou uma sessão com os alunos do ensino secundário do Agrupamento, focado no seu percurso profissional, integrada na semana CINEDITA, no dia 3 maio.

A semana CINEDITA, com o objetivo de potenciar a cultura cinematográfica, proporciona aos alunos do agrupamento mostra de curtas e oficinas. Para o pré-escolar e 1.ºciclo com mostra de curtas que já estiveram a concurso no CINEDITA, adaptadas a esta faixa etária, seguidas de oficina de brinquedos óticos, em que os alunos aprendem os princípios básicos da animação e de como o cérebro humano vai percecionar o movimento.

Para o 3.º ciclo, mostra de curtas que passaram pela CINEDITA, também essas adaptadas às idades, seguidas de uma sessão com o Lucas with Strangersjovem «tiktoker» português. Para o ensino secundário, igualmente a mostra de curtas do CINEDITA, seguida da sessão com Ra’uf Glasgow.

A Gala desta 7.º edição, irá decorrer, esta sexta-feira, dia 6 de maio, pelas 20h30, na Cerâmica Arganilense. Os júris convidados são: Anna Eremin, atriz de televisão e teatro, Elsa Cerqueira, júris de vários festivais de cinema, dinamizadora do Projeto Filosofia com Cinema para Crianças, Pedro Martins, professor da Universidade de Coimbra, na área da animação, criatividade e arte computacional; Sabri Lucas, ator de cinema e televisão.

____________

O CINEDITA existe desde 2016. É um festival organizado pelo Curso Profissional Técnico/a de Multimédia, do Agrupamento de Escolas de Arganil, que começou em sala de aula e que agora tem projeção nacional. Nesta 7.ª edição o CINEDITA registou um expressivo número de inscrições, mantendo o nível das edições anteriores. Concorreram escolas de norte a sul do país, de vários níveis de ensino, superior, secundário e profissional, partilhando as suas diferentes perspetivas criativas. As categorias a concurso são: Animação, Documentário, Experimental e Ficção. Os prémios vão de 400€, atribuídos à melhor curta a concurso, a 150€ atribuídos à melhor curta por categoria. Todos os filmes selecionados a concurso irão ter uma projeção cinematográfica e em ecrã de cinema, transmitidos no auditório Municipal da Cerâmica Arganilense, no dia da Gala de entrega de prémios.