Home » 2021 » TURISMO & ANIMAÇÃO DA SECUNDÁRIA DE ARGANIL PRESENTES NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE TURISMO_ART’TUR_em AVEIRO

Centro Qualifica

PAA

Arquivo

TURISMO & ANIMAÇÃO DA SECUNDÁRIA DE ARGANIL PRESENTES NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE TURISMO_ART’TUR_em AVEIRO

Esta quarta-feira, dia 27 de outubro, os alunos do Curso Profissional Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural e do Curso de Animador/a Sociocultural estiveram presentes no Festival Internacional de Cinema de Turismo_Art&Tur, realizado no Centro de Congressos de Aveiro.

Através desta visita os alunos criaram uma maior proximidade com o conceito de Turismo Cinematográfico. Foi um tema transversal ao programa do dia, mais desenvolvido na sessão sobre o papel das Film Commissions Regionais na promoção dos territórios de baixa densidade. Como referiu Adriana Rodrigues, Presidente da Centro de Portugal Film Commissions, de acordo com dados da Organização Mundial do Turismo, em 2017, 80 milhões de turistas escolheram o seu destino de férias por influência de uma série ou filme, representando 6% de turistas a nível global. O público, se gosta de um filme ou série, cria ligações emocionais despertando o interesse de conhecer determinado local. Ainda associado ao Turismo Cinematográfico, a questão dos impactos/benefícios económicos para os locais onde são rodadas as grandes produções cinematográficas, associada à logística da produção, beneficiando as empresas e a economia da região onde decorre a produção cinematográfica.

A importância dos eventos e dinâmicas promovidas pela animação turística surgem também neste dia de festival com grande destaque para as produções cinematográficas, enquanto promotores de uma região. Nesse âmbito, os alunos destacaram o filme “Perfect Chapter Looking for Perfection”, filme sobre o evento Capítulo Perfeito, o grande campeonato de tubos da Europa, realizado no Inverno na Praia de Carcavelos, em Cascais.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer os melhores filmes promocionais internacionais deste ano, filmes esses que sublinharam a importância do contar de uma história para captar interesse, empatia, ligação/identificação, despertar a curiosidade e vontade em visitar o destino.

Esta visita ganhou ainda mais sentido, num ano que, especialmente o Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural, pretende reforçar a sua ligação ao festival de Curtas de Arganil_Cinedita, numa maior ligação entre Turismo e Cinema. 

Foi sem dúvida, um dia muito completo, muito dinâmico, que abriu perspetivas! O feedback dos alunos foi bastante positivo!

Projetos