Home » Inicio » Da Ciência ao Mar

Centro Qualifica

PAA

Sugestões para Página

Arquivo

Da Ciência ao Mar

No passado dia 15 de Fevereiro, os alunos dos 9º anos do Agrupamento de Escolas de Arganil, deslocaram-se até ao distrito de Aveiro para visitar, na cidade de Aveiro, a Fábrica – Centro de Ciência Viva e, logo ali ao lado, na cidade de Ílhavo, o Museu Marítimo de Ílhavo, numa visita interdisciplinar que envolveu Físico-Química, Ciências Naturais, Geografia e História.

Chegámos ao Centro de Ciência Viva por volta das 10h30, onde fomos divididos em 3 grupos. Cada grupo realizou atividades diversificadas, como por exemplo, “Do Grão ao Pão”, onde para além de termos aprendido a fazer pão, vimos os componentes químicos que fazem crescer o pão; “Escudo Solar”, onde elaborámos protector solar (leva óleo de coco, manteiga de karité, óleo de amêndoas doces, sulfato de zinco e essência de rosas ou jasmim, tudo nas doses certas e bem envolvido); “Mãos na Massa”, com atividades relacionadas com a ótica, eletromagnetismo e a força e ainda, assistimos a um Show de ciência denominado “Química por Tabela 2.0”, onde pudemos colaborar com dois cientistas fazendo diversas experiências que enriqueceram os conhecimentos que adquirimos nas aulas.

Rapidamente chegou a hora de sairmos em direção a Ílhavo, onde partilhámos o almoço junto ao museu que íamos visitar.

Pelas 14h30, voltámo-nos a dividir em três grupos, para dar início à visita. Aqui, em diversas salas, contactámos com várias embarcações e atividades ligadas à Ria e ao Mar. Estivemos dentro de um barco “bacalhoeiro” e observámos um aquário onde vivem 40 bacalhaus de diversas origens, mas todos da espécie Gadusmorhua, entre outras coisas.

À entrada do autocarro, de regresso a Arganil e Coja, as nossas professoras brindaram-nos com um “miminho” típico da região, ovos moles de Aveiro.

Chegámos à escola por volta das 17h30 e concluímos que foi um dia muito enriquecedor não só de conhecimentos mas também de sã convivência entre escolas.

Texto coletivo dos 9ºs A e B de Coja

Autoavaliação

Projetos

Distinções