Home » Inicio » EB1 de Pombeiro da Beira – Poster Eco-Código

Centro Qualifica

PAA

Sugestões para Página

Arquivo

EB1 de Pombeiro da Beira – Poster Eco-Código

No âmbito das disciplinas de Cidadania, Português, Expressões e Projeto foi realizado este trabalho, em articulação com o Programa Eco-Escolas do nosso Agrupamento. Inserido num dos temas trabalhados na disciplina de Cidadania – Educação Ambiental, este trabalho consistiu em fazer um poster com os princípios de conduta ambiental.

Inicialmente, a turma foi dividida em grupos e, após a apresentação e explicação da atividade, a elaboração de frases levou-nos a pôr em prática a divisão de tarefas, decidindo os temas que cada um dos grupos iria trabalhar. Seguidamente, o nosso trabalho formou-se a partir de pesquisas iniciais. Foram pesquisados trabalhos de anos anteriores, tendo sido feito um levantamento das necessidades mais emergentes na nossa Escola, no que diz respeito a problemas ambientais. Esta pesquisa ajudou-nos na elaboração das frases, pois foram pensadas como sendo ações para resolver os problemas identificados, desenvolvendo o respeito pela Natureza e a preocupação ecológica.

Foram apresentadas as frases e procedeu-se à seleção daquelas que seriam os princípios de conduta ambiental elencadas no poster Eco-código.
Cumprida a primeira fase, o foco da nossa atenção passou a ser a elaboração do poster. A turma foi unânime quando surgiu a ideia de utilizarmos como base criativa a câmara fotográfica, como forma de alerta para as boas práticas ambientais. De seguida foi elaborado um desenho que pretendia representar a biodiversidade do nosso planeta, como forma de alerta para a importância de o proteger, cuidando dele. Os alunos mais velhos trabalharam no layout e na edição das frases e os alunos mais novos no desenho.

A solução final pensamos que ficou bastante apelativa.

Autoavaliação

Projetos

Distinções