Home » 2021 » Encontro com o escritor, ilustrador e realizador Marco Taylor

Centro Qualifica

PAA

Arquivo

Encontro com o escritor, ilustrador e realizador Marco Taylor

No âmbito do Plano Nacional de Cinema, em parceria com a Biblioteca Escolar e com a colaboração das docentes Maria Alice Simões e Dalila Santos, nos passados dias 17 e 18 de janeiro, recebemos a visita do autor Marco Taylor, que, ao longo de dez sessões, nos deu a conhecer a diversidade das suas obras literárias e cinematográficas. Álbuns ilustrados, livros túnel, 3D, pop-up, tripartidos, sem palavras… foram algumas das propostas apresentadas pelo professor de EV e ET para desenvolver a criatividade e fomentar o prazer da leitura e o gosto pelo cinema. E como, não raras as vezes, as ilustrações e as palavras dos livros saem das páginas de papel e ganham vida própria, foi, ainda, possível observar de que modo podem dar origem a curtas-metragens.

Os alunos, do pré-escolar ao 6º ano de escolaridade, ficaram, visivelmente, surpreendidos pela originalidade destes livros-objeto, com narrativas incomuns, cujo enredo visual proporciona a criação de mil e uma histórias, dependendo do ponto de vista de cada leitor. 

Marco Taylor, para além de escritor, é, também, o criador e o diretor do Animatu – festival internacional de cinema de animação digital, que se realizou em Beja, durante vários anos. Começou a publicar livros no final de 2013, tendo alguns deles recomendados pelo Plano Nacional de Leitura. Para ficarem a saber mais sobre o autor, podem visitar a sua página, aqui: Marco Taylor – autor (marcotaylorautor.com)