Semana da Saúde e Bem-Estar
Rastreios de fatores de risco cardiovascular
Integrada na Semana da Saúde e do Bem-Estar do Agrupamento de Escolas de Arganil, realizou-se no passado dia 11 de abril, uma ação formativa do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde que disponibilizou a avaliação de rastreios de fatores de risco cardiovascular à comunidade presente na Feira Semanal de Arganil-Paço Grande. Através da análise de parâmetros como peso corporal, índice de massa corporal, pressão arterial, frequência cardíaca, glicemia capilar e colesterol total, e sob supervisão do Diretor de Curso José Miguel Marques e da Enfermeira Cristina Contente, em representação da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Arganil, esta iniciativa, promovida pelo Projeto de Educação para a Saúde, pretendeu ainda aumentar a consciencialização da população para a necessidade de adoção de comportamentos Continue Reading →
“Prevenção do uso excessivo ou problemático dos ecrãs” – Ação de Sensibilização
No dia 11 de abril, decorreu a ação de sensibilização “Prevenção do uso excessivo ou problemático dos ecrãs” no Agrupamento de Escolas de Arganil, cumprindo-se, deste modo, a Ação O8 do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas, que teve por objetivo alertar os alunos e restante comunidade escolar para o uso excessivo dos ecrãs e para a criação de dependências. Esta ação decorreu no âmbito das comemorações da Semana da Saúde e do Bem-Estar.
Dinamizada pela equipa “Agarrados à Net” – Cristiane Miranda e Tito de Morais – a atividade decorreu de manhã, na EB Nº 2 de Arganil, em duas sessões para 6º e 9º anos, de tarde, na EB Professor Mendes Ferrão, para 5º, 6º e 7º anos e às 18H na Escola Secundária, para Encarregados de Educação e restante comunidade escolar. Continue Reading →
Semana da Saúde e do Bem-Estar
Provas de Aptidão Profissional_TAS
No âmbito da Semana da Saúde e Bem-Estar, oito alunos da turma do 12ºF do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde, realizaram diversas atividades no decurso da componente prática da sua Prova de Aptidão Profissional (PAP).
No dia 10 de abril, a aluna Leticia Oliveira, dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre como “Con(Viver) com o AVC, destinada aos alunos de Ciências e Tecnologias e Artes Visuais do 11.ºB. O dia seguinte começou com uma sessão sobre “Má Nutrição”, à turma do 10.ºF do CP Técnico Auxiliar de Saúde e Mecatrónica, dinamizada pela aluna Mariana Gonçalves, a que se seguiu uma caminhada até ao mercado municipal, onde se realizaram rastreios de fatores de risco cardiovascular à população, nomeadamente, determinação do índice de massa corporal, da glicémia, do colesterol e da tensão arterial. Continue Reading →

